Sabesp: População pode contribuir para assegurar a qualidade da água que consome

Medidas como limpeza de caixa d`água são recomendadas

qui, 04/08/2005 - 13h07 | Do Portal do Governo

Indispensável para a vida e para o desenvolvimento humano, a água que consumimos diariamente merece toda a nossa atenção quando o assunto é sua qualidade. Para garantir a potabilidade da água que é distribuída para a população, os responsáveis pelo abastecimento público procuram fontes seguras para a captação da água e investem em seu tratamento para torná-la própria para o consumo. Afinal, água tratada é sinônimo de saúde pública.

Porém, inúmeras localidades do país ainda não oferecem água tratada para seus habitantes. Em outras, a falta de informação muitas vezes compromete a qualidade da água distribuída, como por exemplo, quando as instalações hidráulicas internas dos imóveis estão em condições precárias, apresentando ferrugem, sendo desta forma, um possível foco de contaminação da água.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 80% das doenças em países em desenvolvimento, como o Brasil, são causadas por água de qualidade ruim, contaminada por bactérias, metais e etc… Cólera, diarréia, hepatite e leptospirose são apenas alguns dos exemplos de doenças de veiculação hídrica, isto é, transmitidas através da água. Para evitar enfermidades como estas é fundamental estar atento a qualidade da água que ingerimos e temos contato, seja na hora da higiene pessoal, da limpeza da casa ou da preparação dos alimentos.

Neste cenário, a informação pode ser uma grande aliada da população, pois esta pode colaborar com a manutenção da qualidade da água, por meio de medidas simples. Muitas empresas de saneamento, que controlam a qualidade de sua água até o cavalete da casa do cliente, alertam seus consumidores sobre os cuidados que devem ser tomados com relação a manutenção das instalações hidráulicas internas e, principalmente, sobre a limpeza periódica da caixa d´água.

A Sabesp, por exemplo, coloca a disposição de seus clientes, através de seu site (www.sabesp.com.br) um link com dicas para a desinfecção da caixa d´água. A empresa recomenda, que a cada seis meses o morador limpe sua caixa d´água, pois, desta forma se assegura continuidade da qualidade da água entregue pela empresa.

Da Assessoria de Imprensa da Sabesp