Sabesp participa do ‘I Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação’

Empresa promove curso de capacitação em educação ambiental

qui, 11/10/2001 - 14h15 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp), vinculada à Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, estará participando do I Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação. O evento será realizado pelo Ministério da Educação, entre os dias 15 e 19 de outubro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

A Sabesp vai apresentar projetos educacionais que desenvolve, entre eles, o Curso de Capacitação em Educação Ambiental.

O projeto é realizado em parceria com a Prefeitura do Município de Rio Grande da Serra, as Secretarias estaduais do Meio Ambiente, da Educação, a iniciativa privada e Organização Não-Governamental Instituto Acqua.

A meta é preparar cerca de 120 professores da rede pública de ensino de Rio Grande da Serra, durante o período de um ano. Em 40 horas, os participantes recebem informações sobre a qualidade da água, saneamento e saúde dos mananciais da região, políticas de educação, elaboração de projetos.

Além disso, há visitas técnicas a estações de tratamento de água e esgotos, parques ecológicos, oficinas de reaproveitamento de lixo, entre outras. Ao final do curso, eles recebem certificados da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria Estadual de Educação.

“Sabesp: Educando para a Cidadania”

Outro trabalho desenvolvido é o “Sabesp: Educando para a Cidadania”, destinado à preparação e capacitação de lideranças comunitárias. A exemplo do Curso de Capacitação em Educação Ambiental, voltado aos educadores, a formação das lideranças comunitárias é baseada nos mesmos eixos de discussão, acrescentando-se ao conteúdo a formação de lideranças e a Regularização Documental das Associações. Esse curso tem duração total de 88 horas e os participantes recebem certificados da Universidade São Marcos.