Sabesp: Oficina de hidrômetros recebe Certificação NBR ISO 9001/2000

Conquista é resultado de implantação do sistema de gestão de qualidade

qua, 10/09/2003 - 18h57 | Do Portal do Governo

A oficina de hidrômetros da Superintendência de Planejamento e Apoio de Distribuição da Sabesp, empresa vinculada à Secretaria da Energia, Recursos Hídricos e Saneamento do Estado, recebeu a Certificação NBR ISO 9001/2000. A conquista é o resultado da implantação do Sistema de Gestão da Qualidade nos processos de estudos de desempenho, exames de laudos técnicos e recuperação de hidrômetros.

Mensalmente, o departamento de medidores é responsável por emitir cerca de 3 mil laudos técnicos e recuperar mais de 5 mil hidrômetros de toda a Região Metropolitana e Interior de São Paulo.

Para se adequar aos moldes da ISO, uma Consultoria foi contratada para orientar os empregados na formulação e fundamentação dos processos, de acordo com as normas de qualidade exigidas pelo Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial ( INMETRO), garantindo qualidade aos produtos e serviços.

Depois de oito meses de intenso trabalho, adaptação de equipamentos e treinamento dos empregados, o departamento alcançou seus objetivos: a organização dos processos e obtenção de uma maior produtividade.

Segundo Sérgio Pinto Parreira, Diretor da Metropolitana de Distribuição, ‘este certificado tem vários significados para a Sabesp, uma delas é o caminho em direção a qualidade. Para se conquistar a certificação ISO 9001 é necessário ter um processo que aqui nós temos, o da hidrometria. Por meio de nosso trabalho, buscamos dar mais confiança ao nosso cliente de que existe sempre uma tecnologia desenvolvida para garantir a qualidade do que fazemos, a medição de água. Este departamento da Sabesp é hoje uma referência nacional e internacional e, dentro da empresa, a oficina de hidrômetros tem uma grande importância, a própria tecnologia da hidrometria tem inovado no setor nacional e se espalhado pelo mundo. Todas esses fatores nos enchem de orgulho’.

Da Assessoria de Imprensa da Sabesp