Sabesp: Hidrômetro bem-conservado garante medição precisa do consumo

Aparelho tem vida útil em torno de 5 anos

sex, 19/08/2005 - 12h31 | Do Portal do Governo

Os hidrômetros são aparelhos que medem o consumo de água em residências, comércios e indústrias. É através do hidrômetro que mensalmente o leiturista/TACE registra o volume de água consumido e que será cobrado, por meio da conta, pelos responsáveis pelos serviços de saneamento. A precisão deste aparelho é imprescindível para que haja uma medição eficiente e justa. Sendo assim, é importante atentar para a conservação do medidor, que tem vida útil em torno de 5 anos.

Um hidrômetro bem conservado e com o lacre intacto registra com segurança a quantidade de água consumida, porém, se estiver danificado, pode resultar em erro de leitura, fator que influencia no valor da conta de água. Muitas empresas de saneamento preocupadas com o desperdício e com a redução de suas perdas realizam trocas preventivas e corretivas destes equipamentos.

Nas regiões atendidas pela Sabesp no Estado de São Paulo existem cerca de 6 milhões de medidores de consumo e para manter a qualidade da medição, a Empresa mantém como prática constante, a substituição destes equipamentos. Desde abril deste ano, a Sabesp tem realizado um programa de substituição de hidrômetros em São Bernardo do Campo, e, até meados de agosto, cerca de 12 mil aparelhos já foram trocados, gratuitamente, por novos.

Os equipamentos que são trocados são enviados para um centro de recuperação, controle e testes destes equipamentos, a Oficina de Hidrômetros. Nesta oficina são emitidos laudos, realizados estudos técnicos e a recuperação de hidrômetros. Mensalmente, a oficina recupera 5 mil hidrômetros, emite 2.100 laudos sobre funcionamento e inspeciona 50 mil hidrômetros novos.

Além desta ação da empresa, a população, ao perceber algum tipo de avaria em seu hidrômetro, como parado, embaçado, riscado ou, até mesmo, quando for furtado, pode entrar em contato pelo Disk Sabesp 0800- 11-99-11 e solicitar a manutenção do equipamento. Dependendo do laudo técnico emitido, este serviço pode ser tarifado.

Da Assessoria de Imprensa da Sabesp

J.C.