Sabesp garante qualidade de vida em Novo Horizonte

nd

qua, 16/01/2002 - 15h43 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), empresa vinculada à Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, é a maior empresa de saneamento ambiental brasileira. Além da captação, tratamento e distribuição de água, também coleta e trata os esgotos de 366 municípios, contribuindo para melhoria da qualidade de vida de seus habitantes e garantindo sua preservação ambiental.

A Unidade de Negócio Baixo Tietê e Grande, com sede em Lins, opera e administra os serviços de 83 municípios, atendendo uma população de aproximadamente 540 mil habitantes. A Unidade conta com índices de 94% de coleta e 81% de tratamento de esgotos, considerados os melhores do Estado de São Paulo.

Ao investir em tratamento de esgotos, a Sabesp ainda garante preservação e redução das doenças causadas por microorganismos patogênicos, conservação das fontes de abastecimento de água, manutenção das características necessárias à piscicultura, preservação da fauna e da flora aquáticas, e redução dos índices de mortalidade infantil.

Em Novo Horizonte, município operado pela Unidade do Baixo Tietê e Grande, a Empresa, além de abastecer 100% da população com água tratada, ainda coleta e trata 100% dos esgotos. Somente em tratamento de efluentes, a Sabesp investiu cerca de R$ 1,5 milhão no Município.

O sistema existente

Novo Horizonte possui um sistema de tratamento de esgotos do tipo australiano, operando desde o primeiro semestre de 1999. É composto por uma lagoa anaeróbia e duas lagoas facultativas, que permitem tratar até 70 litros de esgotos por segundo.

Além das atividades de coleta e tratamento, o Laboratório de Controle Sanitário da Sabesp, em Lins, realiza análises periódicas, com o objetivo de monitorar a eficiência do sistema, em atendimento à legislação vigente. Através destas análises, é possível controlar a qualidade dos efluentes tratados, que são devolvidos ao córrego Três Pontes, sem poluentes.