Sabesp: Exposição do Projeto Tietê começa dia 1.º no Shopping Aricanduva

Fotos mostram obras em andamento

seg, 29/09/2003 - 17h21 | Do Portal do Governo

Mais uma exposição de fotos do Projeto Tietê, o maior programa de saneamento ambiental da América Latina, será realizada entre os dias 1º e 14 de outubro, no Shopping Aricanduva, na zona Leste de São Paulo.

Várias obras do programa estão em andamento, como os coletores-tronco Aricanduva; Franquinho e Una, que levarão o esgoto da região para as Estações de Tratamento Parque Novo Mundo e Suzano.

Os freqüentadores do shopping e moradores da região poderão acompanhar fotos interessantes e textos com informações sobre as metas e os benefícios do Projeto Tietê.

A exposição ocorrerá de segunda-feira a sábado, das 10 às 22 horas e no domingo das 14 às 20 horas. O Shopping Aricanduva fica à Avenida Aricanduva, nº 5.555, na zona Leste.

Nos fins de semana, um agente de Núcleo de Atendimento ao Cliente estará presente para esclarecer dúvidas e distribuir informativos com notícias sobre o andamento das obras do Projeto Tietê.

Ritmo das obras

O último balanço das obras da 2ª Etapa do Projeto Tietê, divulgado no final de julho, mostra que as atividades estão dentro do prazo previsto no cronograma inicial do programa. Até julho, foram concluídos 10,4 quilômetros de interceptores de um total de 33 quilômetros.

Dos 110 quilômetros de coletores-tronco, 31 quilômetros já foram realizados e do total de 1,2 mil quilômetros de rede coletora, 192,6 quilômetros estão prontos.

População consciente

A colaboração da população é fundamental para os bons resultados no processo de despoluição do rio Tietê. O primeiro passo é não jogar lixo na rua, já que grande parte da poluição das águas é causada pela sujeira e pelo lixo jogado nas ruas, que acaba indo parar nos rios levado pelas galerias de águas pluviais.

O segundo passo, que também é essencial para o sucesso do Projeto Tietê, é que sejam realizadas as ligações domiciliares na rede coletora da Sabesp.

A meta da Sabesp é que até o término das obras da 2ª Etapa do Projeto, previsto para o final de 2005, 290 mil ligações tenham sido realizadas.

Para mais informações sobre como fazer a ligação basta ligar para o número 195, que funciona 24 horas por dia e a ligação é gratuita.

Projeto Tietê em Osasco

As obras da 2ª Etapa do Projeto Tietê também trarão benefícios para a população de Osasco. Desde junho de 2002 estão em andamento as obras do coletor-tronco Ribeirão Vermelho, com extensão de 12 quilômetros.

Em agosto deste ano, os técnicos do Projeto iniciaram a construção do coletor-tronco Bussocaba, que terá 5,2 quilômetros de extensão.
As obras vão favorecer diretamente a comunidade dos bairros de Presidente Altino, Centro, Cidade de Deus, Bussocaba City, Rochdale e Vila Jaraguá. O esgoto da região será encaminhado para a Estação de Tratamento de Barueri, com capacidade de 9,5 mil litros por segundo.

Da Assessoria de Imprensa da Sabesp/ L.S.