Sabesp: Empresa participa da segunda edição do Programa de Fomento ao Cinema Paulista

Programa estadual contribui para o desenvolvimento do cinema nacional

qui, 20/01/2005 - 10h15 | Do Portal do Governo

No último dia 12 de janeiro, o governador Geraldo Alckmin divulgou a relação oficial dos vencedores da segunda edição do Programa de Fomento ao Cinema Paulista, no Palácio dos Bandeirantes. Após análise de 231 projetos inscritos, a Comissão de Seleção de Produção escolheu 20, além de seis suplentes nos itens Produção, Finalização e Comercialização na categoria de longa-metragens e Documentários, bem como 10 filmes curtas.

A Sabesp demonstra, mais uma vez, que está inserida e preocupada com sua função de responsabilidade social frente à cultura brasileira e apóia todos os curta-metragens, além de alguns longas, como os filmes: Andar às Vozes (Eliane Caffé), Fora do Figurino (Paulo Pélico), Os Doze Trabalhos de Héracles (Ricardo Elias) e União Fraterna (Laís Bodanzky).

‘A Sabesp terá sua imagem associada ao fomento, ao cinema, e, sobretudo, a filmes de muita qualidade’, ressaltou a secretária estadual da Cultura, Cláudia Costin.

Com a mesma preocupação que a Empresa tem com relação ao produto de excelente qualidade que fornece à população dos 368 municípios operados, trazendo-lhes bem-estar, conforto e, principalmente, qualidade de vida, a Sabesp quer contribuir com a expansão do cinema nacional, por isso é parceira na realização de todos os curta-metragens. O governador Geraldo Alckmin salientou a importância de se prestigiar a arte e o cinema do Estado de São Paulo e, conseqüentemente, estimular novos talentos. ‘Tenho certeza de que teremos boas revelações e ótimos filmes’.

Já para a secretária Cláudia Costin, São Paulo é a ‘locomotiva do país’ e a indústria cinematográfica é muito promissora no Estado, pois gerará emprego e renda. Mas, infelizmente, o cinema paulista ainda não consegue realizar todo o seu potencial por falta de recursos.

Porém, a expectativa para 2005 é que os atuais patrocinadores continuem entusiasmados a participar e que isso seja um incentivo para outras empresas aderirem a este esforço. Segundo Toni Venturi, secretário Executivo do Conselho Paulista de Cinema (CPC) e vice-presidente da Associação Paulista de Cineastas, ‘estamos avançando e, no ano de 2005, será dado um grande passo para o desenvolvimento da indústria audiovisual e cinematográfica no Estado’. O cineasta Ricardo Elias (Os doze trabalhos de Héracles) afirma que o apoio da Sabesp é fundamental. ‘Sem essa ajuda, seria inviável fazer este trabalho, mas eu já iniciarei as filmagens ainda neste ano’, conclui o entusiasmado cineasta.

Estimativa e Investimento

Há cinco anos, apenas 7% dos espectadores assistiam a filmes nacionais. Agora, são quase 25%. O cinema nacional tem qualidade, sensibilidade, bons temas e técnica. Por isso, São Paulo tem capacidade de realizar trabalhos de alta qualidade. Para isso, serão investidos cerca de R$ 5,8 milhões para viabilizar os filmes de longa duração, recursos provenientes da captação de parceiras por meio da Lei do Audiovisual. Este trabalho é reflexo de um encontro realizado pelo Governo do Estado no ano passado, o qual reuniu empresários de vários setores para apresentar o Programa de Fomento ao Cinema para destacar as vantagens desta iniciativa.

Do Departamento de Comunicação Social da Sabesp

(LRK)