Sabesp: Empresa desenvolve programa para reduzir despejo de água pluvial na rede de esgoto

Além de vistorias, a Sabesp investe na educação e conscientização da população

qui, 12/08/2004 - 12h02 | Do Portal do Governo

A má utilização da rede de esgotos traz uma série de transtornos tanto para as empresas que administram os serviços de saneamento quanto para a população. Rompimentos e entupimentos de rede, refluxos e inundações nos imóveis são apenas alguns dos exemplos do que pode acontecer quando há o lançamento irregular da água de chuva na rede de esgotos.

A falta de orientação é um dos fatores que torna constante este tipo de problema. Por isso, a Unidade de Negócio da Sabesp no Vale do Ribeira desenvolve, desde 2001, o Programa Separando as Águas. Por conta deste Programa, a empresa montou equipes para elaborar ações que buscam eliminar definitivamente as ligações irregulares que fazem com que a água de chuva vá parar nas redes de esgotos.

Para consolidar este trabalho, além das vistorias, a Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – investe na educação e conscientização da população promovendo uma intensa campanha educativa por meio de cursos (para pedreiros, encanadores e proprietários de imóveis); palestras em escolas e visitas pedagógicas em Estações de Tratamento de Água. Só em 2004, este trabalho já atingiu 2 mil estudantes no município de Registro.

Da Assessoria de Imprensa da Sabesp

(LRK)