Sabesp: Empresa cria nova estrutura no Show Room para atendimento ao público

Companhia garante que após a visita você mudará hábitos e passará a controlar os gastos de água

qui, 01/12/2005 - 13h32 | Do Portal do Governo

Se você tem dúvidas sobre quantos litros de água correm para o ralo num banho de 15 minutos e, ainda, qual o destino desse produto depois que você utilizou, a Sabesp se coloca à disposição para explicar isso e muito mais. E o melhor: Toda a explicação será gratuita e feita de maneira interativa e bem-humorada por profissionais capacitados.

Há cerca de dois anos, a maior empresa de saneamento básico do Brasil, a Sabesp, reforçou os conceitos para conscientização em defesa à preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos com a inauguração de um Show Room. Este espaço está aberto ao público com foco na orientação das pessoas sobre os vários aspectos ligados à captação, tratamento e distribuição de água, bem como da coleta e tratamento dos esgotos.

Agora, novamente, a Sabesp se coloca à frente nessas questões ao disponibilizar a realização de visitas programadas ao Show Room para os mais diferenciados públicos, com o objetivo de despertar a consciência ecológica, além de expandir o atendimento do espaço por intermédio de novas programações.

O funcionamento do Show Room da Sabesp será mantido, de segunda à sexta-feira das 9 às 17 horas, e, desde novembro, o atendimento foi ampliado para dois sábados por mês com atividades voltadas, preferencialmente, aos empregados. Para isso, cinco monitores treinados e uniformizados se dedicarão, exclusivamente, para atender ao público, com o intuito de disseminar informações importantes sobre o uso racional da água e a destinação correta dos esgotos, além de municiar o cidadão de subsídios fundamentais para uma convivência saudável das pessoas e, também, mostrar como cada pessoa pode contribuir para melhorar as condições de vida do Planeta.

A Empresa acredita que todo o conhecimento adquirido nesses 32 anos de trabalho junto ao saneamento básico deve ser compartilhado. Devido a esse fato e também ao sucesso do Show Room, é que a Sabesp cria essa nova estrutura para visitas públicas a sua sede, com a expectativa de que cerca de 100 pessoas passem a freqüentar o local diariamente.

Crianças, estudantes, adultos, empregados, professores, ambientalistas e uma infinidade de pessoas estão sendo convidados para conhecer o espaço e a se tornarem “agentes em defesa do Meio Ambiente”. Os interessados podem agendar horários individuais ou em grupos, pelo telefone 0800 013 34 99.

A Sabesp garante: Após, a visita você mudará hábitos e passará a controlar os gastos de água!

Show Room

Ao chegar no Show Room da Sabesp, a pessoa ficará totalmente ambientada, visto que ao passarem pelo túnel que serve de porta de entrada do local, o qual simboliza uma adutora de água tratada (com o som de pássaros e de água), fará com que todos os visitantes entrem no clima.

Em seguida, os visitantes têm a possibilidade de visitar a sala de troféus, onde conhecerão a história da Sabesp e os serviços pelos quais ela se destaca. Ali, também, há um mapa com o nome dos 368 municípios atendidos pela empresa e os projetos de maior impacto, como o Projeto Tietê e o da Baixada Santista (SANBA).

Tudo é interativo! Há uma bancada eletrônica na qual é possível apertar botões para escolher qual assunto o visitante quer visualizar nos painéis de plasma. Além disso, as paredes têm adesivos com as informações mais importantes sobre a Empresa.

Depois, o passeio segue pela réplica de um banheiro que exemplifica alguns hábitos que devemos evitar para combater o desperdício. Nesse local, são dadas algumas dicas de economia de água nas residências.

O visitante, também, terá informações sobre a Água de Reuso – prática que permite a utilização de águas não tratadas para funções como limpeza de ruas. Conhecerá, ainda, as técnicas para lavar as caixas d’água corretamente. Contudo, todas essas e outras informações poderão ser revistas nos computadores que estão disponíveis aos usuários.

Todo o ciclo de saneamento básico está exposto numa maquete do Show Room.
Desde o momento em que a água sai dos mananciais e rios, passando pelas residências, pelas Estações de Tratamento até o seu retorno para os rios estão exemplificados nessa reprodução que demonstra a passagem da água pelas cidades.

As explicações vêm, muitas vezes, em forma de comparação, ou seja, taxa de mortalidade infantil X abastecimento de água e tratamento de esgotos; índices brasileiros de saneamento X índices de países de primeiro mundo entre outras informações.

Para relaxar, o visitante também tem acesso a uma sessão de cinema. Lá, ele entrará em um cano de água de dois metros de altura e assistirá a vídeos que retratam o tratamento de água e esgoto, ou, até mesmo, um desenho animado relacionado a esses assuntos.

Há, ainda, o Clubinho Sabesp, um espaço voltado para crianças, onde de forma lúdica se aprende como acessar o site da Sabesp ou a participar de jogos com o “Super H2O” e com a “Gota Borralheira”, ambos de cunho educativo.

No final, são distribuídos panfletos aos visitantes. Além disso, uma torneira imensa e ilustrativa coloca cada pessoa de frente consigo mesma para refletir sobre a sua atuação para preservação do meio ambiente, dos recursos hídricos e o cuidado com a destinação da água e do esgoto.

Além de tudo isso, o espaço ainda reserva uma sala de imprensa com quatro microcomputadores à disposição dos jornalistas que vão conhecer o local.

O Show Room fica na Rua Costa Carvalho, nº 300, no bairro de Pinheiros. Pinheiros.

Assessoria de Imprensa da Sabesp