Sabesp: Degustadores de água analisam o produto das oito estações de tratamento da RMSP

Os profissionais são treinados em um curso de três dias

ter, 16/11/2004 - 13h07 | Do Portal do Governo

Degustadores de vinho e café são bastantes conhecidos, mas poucos sabem da existência dessas atividades com relação à água. Biólogos e químicos da Sabesp se reúnem toda semana para degustar a água proveniente de oito estações de tratamento da região metropolitana. Estes funcionários da Sabesp analisam a qualidade organoléptica da água (propriedades ou substâncias relacionadas ao gosto da água). Isto acontece após as análises laboratoriais e os degustadores executam um minucioso trabalho de controle, através da análise do gosto e odor, critérios pelos quais os consumidores classificam a qualidade da água.

Os profissionais são treinados em um curso de três dias e depois fazem uma especialização de 8 meses na análise. Os degustadores não fumam, evitam bebidas alcoólicas e alimentos apimentados ou com condimentos. O mais freqüente é o mau cheiro por causa do excesso de algas. Logo que detectado o problema, a estação de tratamento responsável é avisada para que possa haver a correção imediatamente.

O gosto e odor não caracterizam necessariamente problemas sanitários, porém o consumidor tende a rejeitar uma água com odor ou gosto considerados estranhos, acreditando na falsa idéia de que a água deve ser insípida e inodora. A água distribuída pela Sabesp passa por um rigoroso controle de qualidade, através da alta tecnologia instrumental utilizada pela empresa, e o trabalho dos degustadores é importante para que o consumidor fique plenamente satisfeito com o serviço de abastecimento.

A indicação de variações bruscas na qualidade sensorial da água pode caracterizar anomalias em mananciais, estações de tratamento ou sistemas de distribuição. Nos relatórios de análise dos degustadores são anotadas informações sobre todas as possíveis variações da água, o que permite à empresa tomar todas as providências necessárias. Vale salientar que a Sabesp é a única empresa no Brasil que usa essa sofisticada tecnologia.

Da Assessoria de Imprensa da Sabesp

M.J.