Sabesp: Consumo excessivo de água e altas temperaturas podem causar desabastecimento em Botucatu

Nos últimos dias foi registrado um aumento excessivo no consumo em toda a área do município

qui, 25/09/2003 - 13h23 | Do Portal do Governo

A Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento do Governo do Estado, dentro de sua política de transparência e responsabilidade que sempre marcaram sua atuação nos 366 municípios atendidos em todo o Estado de São Paulo, está fazendo um alerta à população da cidade de Botucatu. Nos últimos dias, devido às altas temperaturas e o clima extremamente seco, foi registrado um aumento excessivo no consumo de água em toda a área do município.

Apesar da mobilização de toda o efetivo e tecnologia de produção e distribuição de água, da intensificação do trabalho de reparo de vazamentos, caça-fraudes e manobras operacionais, alguns bairros, principalmente os localizados nas áreas mais altas da cidade, já registram momentos de falta de água.

As avaliações diárias da situação do sistema de captação do Rio Pardo e de todo o processo de abastecimento indicam que a produção de água atualmente em uma média de 160 litros por pessoa/dia, mas se abaixar a Sabesp poderá ser obrigada a tomar medidas de restrição do consumo.

USO RACIONAL DA ÁGUA

Em momentos como este, mais do que em qualquer outro, a Sabesp reafirma a necessidade do uso racional da água, do combate ao desperdício e solicita a colaboração de toda a sociedade.

Usar a água de forma adequada de forma alguma significa ter menos conforto ou abdicar de hábitos relacionados à higiene, mas sim saber que cada litro jogado fora de forma desnecessária está fazendo falta para alguma outra família.

Os cuidados devem ser gerais, mas principalmente nas instalações hidráulicas dos banheiros, responsáveis por 78% do consumo de uma residência. Por exemplo, em um banho de 15 minutos chega a se gastar 105 litros de água. Se o tempo desse banho for reduzido pela metade, haveria uma redução de até 50 litros de água – sem que isso tire o prazer de um bom banho. Ou seja, se considerarmos toda a população de Botucatu, haverá uma economia, somente aí, de 80 litros por segundo, o que representa 20% de toda a vazão necessária para o abastecimento do município.

Outra grande fonte de desperdício é a utilização inadequada do vaso sanitário que gasta de 20 a 40 litros de água a cada descarga. Por isso, não se deve utilizar o vaso sanitário como lixeira, jogando nele fraldas, cigarros, cabelos e outros objetos.

PRINCIPAIS DICAS DE USO RACIONAL DA ÁGUAM/b>

  • Feche a torneira enquanto escova os dentes ou passa o creme de barbear.
  • Não tome banhos demorados.
  • Descarga gasta muita água. Não acione à toa.
  • Nunca use a privada como lixeira ou cinzeiro e mantenha a válvula de descarga sempre regulada.
  • Vazamentos? Conserte-os o quanto antes.
  • Para limpar calçadas e jardins, use uma vassoura e não a mangueira.
  • Um balde com água e um pano são suficientes para deixar o carro limpo.
  • Tire a sujeira e restos de comida dos pratos e panelas antes de lavá-los. E sempre ensaboe toda a louça para depois enxaguar.

    Da Assessoria de Imprensa da Sabesp