Sabesp: Companhia conquista mais uma vez o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento

Premiação revela que qualidade de gestão em saneamento é uma tradição na empresa

seg, 22/11/2004 - 13h23 | Do Portal do Governo

A Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos, Saneamento do Governo do Estado de São Paulo, está, mais uma vez, presente entre os vencedores do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS), reconhecido como a mais importante premiação do setor de saneamento na América Latina, conferido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). Essa premiação revela que qualidade de gestão em saneamento é uma tradição na empresa.

O PNQS é dividido em duas categorias: Nível I (250 pontos) e Nível II (500 pontos). O propósito dessas categorias é submeter o sistema de gestão de cada uma das organizações candidatas a oito critérios de avaliação – que são mais abrangentes para o Nível II -, avaliar as empresas e premiar aquelas com desempenho superior. Assim, o prêmio age como um incentivo para que os processos e, conseqüentemente, as empresas continuem se desenvolvendo.

O Nível I se aplica a organizações que estejam iniciando a construção de um sistema de gestão ‘classe mundial’ voltado à excelência do desempenho. Recomenda-se às organizações que já passaram por uma avaliação no Nível I e atingiram 200 pontos, que comecem a utilizar o Nível II como referência.

O Nível II é o mais indicado para organizações que possuam um sistema de gestão ‘classe mundial’ já estruturado e já alcançaram mais de 200 pontos no Nível I. Por sua vez, recomenda-se às organizações que já passaram por uma avaliação no Nível II e atingiram 400 pontos, que comecem a utilizar o referencial do próprio PNQ – Prêmio Nacional da Qualidade.

Os itens avaliados pelo PNQS, nos Níveis I e II são: liderança; estratégias e planos; clientes e mercados; sociedades; informações e conhecimento; pessoas; processos; e resultados.

Desde 1997, quando o prêmio foi criado, a Sabesp marca presença entre as vencedoras. Confira as Unidades vencedoras no quadro abaixo:

2004 – Nível II – Unidade de Negócio de Tratamento de Esgotos – AE
2004 – Nível II – Unidade de Negócio Oeste – MO
2003 – Nível II – Unidade de Negócio Norte – MN
2002 – Nível I – Unidades de Negócio de Produção de Água – AA
2002 – Nível I – Unidade de Negócio de Tratamento de Esgotos – AE
2002 – Nível I – Gerência Divisional de Itapetininga – IA
2002 – Nível I – Unidade de Negócio Centro – MC
2002 – Nível I – Unidade de Negócio Oeste – MO
2001 – Nível I – Unidade de Negócio Sul – MS
2001 – Nível I – Unidade de Negócio Norte – MN
2000 – Nível I – Unidade de Negócio Leste – ML
1997 – Nível I – Unidade de Negócio do Baixo Tietê e Grande – IT

Do Departamento de Comunicação da Sabesp

(LRK)