Sabesp assina contrato com prefeituras de Barueri e Carapicuíba para fornecer água de reuso

nd

qua, 16/01/2002 - 11h18 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, dia 16, a Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp) e as prefeituras de Barueri e Carapicuíba assinam contrato para fornecimento de água de reuso.

Bastante utilizado em outros países, o processo de reutilização do produto permite que a água, proveniente de estações de tratamento de esgotos, possa ser aplicada em fins não-potáveis.

Ela deve ser usada em lavagem de ruas, pátios, logradouros e veículos, combate a incêndios, irrigação de áreas verdes e desobstrução de redes coletoras de esgotos e galerias de águas pluviais. Para tais fins, não é necessário o uso de água tratada, que deve ser priorizada para consumo humano.

Outra vantagem é o custo da água de reuso, que é mais barato que o da água potável. isto porque não incidem sobre a tarifa insumos como os produtos químicos utilizados no sistema de tratamento.

Pelo acordo que será assinado, Barueri passará a receber 2 milhões de litros de água por mês, e Carapicuíba, 1 milhão de litros, mensalmente.

Data: Quarta-feira, dia 16 de janeiro de 2002
Horário: 10 horas
Local: Estação de Tratamento de Esgotos de Barueri – Rua Primeiro de Maio, s/nº
Presença: Secretário de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, Antonio Carlos de Mendes Thame; presidente da Sabesp, Ariovaldo Carmignani; e prefeitos Barueri, Gilberto Macedo Gil Arantes; e de Carapicuíba, Fuade Gabriel Chucre.