Sabesp: Apesar das chuvas, níveis dos reservatórios continuam baixos

Sistema Cantareira está com 16% de sua capacidade total

qua, 03/03/2004 - 11h10 | Do Portal do Governo

No final de fevereiro, as chuvas constantes propiciaram o aumento do nível dos reservatórios da Região Metropolitana, principalmente os do Sistema Cantareira, que hoje está com 16% de sua capacidade total.

O fenômeno foi atribuído a uma frente fria estacionada na região, graças à Zona de Convergência do Atlântico Sul, que provoca índices pluviométricos mais abrangentes durante 1 a 2 semanas, e favorecem o umedecimento das bacias hidrográficas.

Normalmente, estas frentes são freqüentes no verão, mas não foi o que ocorreu entre 2003 e 2004, já que as chuvas foram isoladas e concentradas na metrópole e não onde estão situadas as principais represas.

Chuvas no lugar errado

O meteorologista Leandro Della Vedova, da Climatempo, explica que a intensa ocupação da Região Metropolitana de São Paulo favorece o aquecimento da atmosfera e, conseqüentemente, a incidência de fortes pancadas de chuvas. Este fenômeno é chamado de ‘ilha de calor’, devido à concentração de ar quente na zona urbana, muito pavimentada e com poucas áreas verdes, em detrimento das regiões mais periféricas ou superfícies de água. Assim, não há chuvas no lugar certo, mas um desequilíbrio causado pelas diferenças climáticas.

De acordo com Leandro, a falta de chuvas é registrada desde os últimos meses do ano de 2003, principalmente durante a primavera, que foi mais seca.

A situação dos mananciais também não é distinta. O Sistema Cantareira, durante os anos de 2002 e 2003, apresentou índices pluviométricos abaixo da média histórica anual de 1417,36 milímetros. Em 2002 foi registrado 1.100 mm e, em 2003, 1.380 mm.

Os meses de novembro e dezembro de 2003 e janeiro de 2004 acompanharam a tendência pluviométrica abaixo da média. Em fevereiro, os índices foram mais elevados, mas isso não descarta o alerta de atenção e a possibilidade de um racionamento.

Usar bem é fácil. Difícil é ficar sem

A Sabesp controla diariamente os níveis das represas. Cabe à população cuidar do nível de conscientização quanto ao uso correto da água, evitando a utilização abusiva nas atividades cotidianas.