Sabesp anuncia rodízio de água no sistema Alto Cotia e parte do Guarapiranga

Se as chuvas atingirem o índice médio histórico, abastecimento voltará ao normal nas 5 cidades atingidas da Grande São Paulo

qua, 08/10/2003 - 14h23 | Do Portal do Governo

Se as chuvas atingirem o índice médio histórico, abastecimento voltará ao normal nas cinco cidades atingidas da Grande São Paulo

Cinco municípios da Região Metropolitana de São Paulo terão de passar pelo sistema de racionamento de água a partir do próximo dia 15. Cerca de 440 mil moradores das cidades de Cotia, Embu, Embu Guaçu, Itapecerica da Serra e Vargem Grande Paulista ficarão 36 horas com água e 36 horas sem o abastecimento, devido ao baixo nível dos reservatórios. Os hospitais destas cidades ficarão fora do rodízio ou contarão com a chegada de caminhões-pipa para garantir o fornecimento.

O racionamento irá atingir as regiões atendidas pelo sistema Alto Cotia e parte do sistema Guarapiranga. O secretário de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, Mauro Arce, explicou que o sistema Alto Cotia é o que está em situação mais crítica, com apenas 8% do volume do reservatório operando. Ele enfatizou que, se as chuvas voltarem a cair e atingirem o índice médio histórico, o abastecimento será regularizado.

A Sabesp atende 27 milhões de pessoas em 366 municípios do Estado. Deste total, 9 milhões são abastecidos pelo Sistema Cantareira, na Região Metropolitana. Segundo Arce, as chuvas de ontem atingiram o eixo norte da Região Metropolitana, melhorando a situação do sistema Cantareira. A disponibilidade do reservatório subiu de 6 para 29 metros cúbicos, mas a possibilidade de um futuro rodízio no sistema não foi descartada.

Uso racional da água diminui necessidade de rodízio

A Sabesp irá ampliar a partir de hoje as campanhas publicitárias de conscientização para o uso racional da água. Arce destacou que, se a população utilizar este bem natural de maneira correta, a necessidade de racionamento se torna bem menor. “É no banheiro que as residências gastam 78% da água consumida. E isso pode ser diminuído”, alertou.

As campanhas realizadas pela empresa entre os anos de 1997 e 2003 já alcançaram resultados importantes. Durante este período, o consumo médio caiu de 270 para 180 litros por habitante diariamente. “Mas as pessoas podem viver de maneira confortável com 100 litros por dia, atendendo todas as suas necessidades, de acordo com a Organização Mundial da Saúde”, observou o secretário.

Para reforçar a importância de reduzir o consumo de água, o governador Geraldo Alckmin assinou o decreto nº 48.138, publicado hoje no Diário Oficial, que determina a utilização de procedimentos racionais de limpeza nos prédios públicos estaduais. Além disso, a Sabesp irá criar até o próximo dia 15 o Disk Desperdício. Por meio de um número telefônico a empresa será informada sobre vazamentos na rede. “Vamos atuar de forma intensiva nos vazamentos”, anunciou Arce.

Transparência

O presidente da Sabesp, Dalmo Nogueira, ressaltou que a empresa divulgará de maneira transparente todas as ações que visam a diminuição do consumo. Ele pediu o apoio da imprensa na conscientização da população e anunciou que a Sabesp poderá dar informações diárias da situação dos reservatórios. “Também criamos um show room aqui dentro da empresa para que todos os interessados possam visualizar o funcionamento dos nossos sistemas de água e esgoto e tenham acesso a informações sobre como usar a água de forma racional”, disse.

Rogério Vaquero

Leia também:

Alckmin assina Decreto que limita o consumo de água em órgãos públicos