Sabesp amplia instalações do Centro de Educação Ambiental do Jaguari

Local é mais um espaço para aprender sobre preservação de mananciais e meio ambiente

seg, 26/08/2002 - 12h11 | Do Portal do Governo

A partir de agora, os estudantes e participantes dos trabalhos educacionais e ambientais vão contar com mais um espaço para aprender sobre preservação de mananciais e meio ambiente. Na última sexta-feira, dia 23, a Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp) inaugurou o anfiteatro do Centro de Educação Ambiental do Jaguari.

O local já possui um laboratório de sementes, viveiro de mudas e as próprias barragens do Jaguari e Jacareí, que formam parte do Sistema Cantareira, e funcionam como verdadeiras áreas de aprendizado prático. Desde 1992, por meio do viveiro de mudas, a Sabesp já recuperou 217 hectares por meio da plantação de 500 mil árvóres nas áreas que sofriam os efeitos da erosão e assoreamento das represas devido à construção do sistema em 1983.

A partir deste trabalho, a Companhia complementou o processo por meio da interação com a comunidade. Para se ter uma idéia da dimensão do projeto, somente em 2001, cerca de 4 mil jovens passaram pelas instalações. Neste ano a meta é receber a mesma quantidade de estudantes até dezembro.

O local também pode ser utilizado para apresentações culturais como orquestras e teatros, realização de cursos como agrometeorologia e aulas práticas dos cursos de graduação e pós – graduações de importantes instituições de ensino como as universidade de São Paulo (USP) e Estadual de Campinas (Unicamp).