Sábado é o ‘Dia D’ de combate à dengue em São Paulo

Objetivo é conscientizar e mobilizar a população na luta contra a doença

sex, 22/03/2002 - 12h39 | Do Portal do Governo

Os servidores públicos estaduais devem dar o exemplo no combate à dengue. Por isso, a mobilização nos órgãos e entidades do Estado começa nesta sexta-feira, dia 22. Todos os funcionários públicos serão orientados a realizar ações de prevenção em suas dependências.

A ação faz parte do ‘Dia D do Combate à Dengue’, instituído pelo governador Geraldo Alckmin com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população contra os riscos da manutenção de criadouros do mosquito transmissor da doença.

De acordo com o decreto assinado pelo governador e publicado no Diário Oficial desta quarta-feira, dia 20, o ‘Dia D do Combate à Dengue’ será em 23 de março, mas as ações serão desenvolvidas de forma contínua e sistemática até a eliminação dos focos de Aedes aegypti.

Os servidores públicos, especialmente os responsáveis pela manutenção e zeladoria dos prédios, devem colocar em prática medidas para eliminar os criadouros do mosquito.

Ações como lavar e escovar semanalmente o aparador para contenção de água dos bebedouros, verificar semanalmente se existe acúmulo de água em fossos de elevadores e mudar plantas que estão em vasos com água para vasos com terra, entre outras, devem fazer parte das rotinas de trabalho desses profissionais (Ver lista de cuidados necessários).

Será desencadeada ampla mobilização também em todas as escolas estaduais, com a conscientização dos alunos para os perigos da existência de focos de mosquito.

Transmitida pelo Aedes aegypti, a dengue só poderá ser erradicada com a eliminação do mosquito transmissor, que utiliza água parada e, geralmente, limpa para se reproduzir. Durante todo o dia 23, serão desenvolvidas buscas e eliminação de focos do transmissor da doença em todas as escolas estaduais.

Será divulgada, ainda, a importância da vigilância dentro das casas, especialmente para que se evite o acúmulo de água parada em garrafas, pneus ou pratos de vasos, entre outros recipientes.

Cíntia Cury

Leia também:

  • Escolas abrem amanhã para reforçar campanha de combate à dengue
  • Governo do Estado vai distribuir 2 milhões de folhetos para prevenção da dengue.
  • Frentes de trabalho se mobilizam contra a dengue
  • Cuidados necessários para eliminar focos do mosquito e evitar novos criadouros
  • Estado de São Paulo terá apoio de mil soldados do Exército no combate à dengue