Roubo de fios danifica sistema de sinalização e interrompe serviço de trens na Zona Leste de São Pau

nd

sex, 28/12/2001 - 11h29 | Do Portal do Governo

O serviço da CPTM, na linha Brás-Estudantes, na Zona Leste de São Paulo, esteve interrompido por cerca de 4 horas, na madrugada e manhã de hoje, em razão do roubo de fios de sinalização. O sistema entrou em pane às 4h da madrugada, impedindo o inicio de circulação dos trens. Logo em seguida foi detectada a interrupção do circuito entre as estações de Patriarca e Vila Matilde. Naquele local havia sido danificada a linha E roubada uma grande quantidade de cabos elétricos.

As equipes da CPTM iniciaram os reparos, ao mesmo tempo em que eram acionados os meios de aviso aos usuários que estavam aguardando os trens nas outras 13 estações da linha que começa no Brás e vai até Mogi das Cruzes (Estudantes). As emissoras de rádio e televisão foram avisadas, também, colaborando na orientação aos usuários.
Por volta das 8 horas, depois de reparados os danos, os serviços foram restabelecidos pela CPTM.

A empresa tem registrado grandes prejuízos em razão do roubo de fios em suas linhas. No ano de 2000, por exemplo, a CPTM teve roubados de seus sistemas cerca de 30 quilômetros de cabos e fios. Muitas vezes, os ladrões chegam a destruir, por vandalismo, até circuitos de fibra ótica, material que para eles não tem valor de venda no mercado clandestino de sucata.