Roteiro dos Bandeirantes será instalado dentro do Circuito Turístico do Alto-Médio Tietê

Secretário João Carlos Meirelles assina nesta sexta, dia 14, Resolução em Santana de Parnaíba

sex, 14/11/2003 - 11h06 | Do Portal do Governo

O “Roteiro dos Bandeirantes”, que abrange as cidades de Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Cabreúva, Itu, Salto, Porto Feliz, Tietê e Araçariguama, que representam um pólo de referência histórico-cultural do Alto-Médio Tietê, será instalado nesta sexta-feira, dia 14, às 14h30.

Com a Resolução, será criado um grupo de estudos para aprimorar e detalhar o roteiro. Esse trabalho envolverá outras Secretarias de Estado, como a de Cultura, e dará origem a um Decreto assinado pelo Governador Geraldo Alckmin estabelecendo o Roteiro dos Bandeirantes como um produto turístico definitivo.

O roteiro diz respeito ao caminho percorrido pelos Bandeirantes que desbravaram os sertões em busca de ouro. Eles seguiram o curso irregular do rio Tietê, caracterizado por alto e médio, a partir do Planalto de Piratininga, futura São Paulo; o rio era fundamental para o escoamento de mercadorias. Ao longo do Tietê foram nascendo pequenas vilas, as atuais cidades do roteiro. Santana de Parnaíba, que sedia o lançamento do projeto, foi a terceira vila do Estado.

Hoje, todas essas cidades, por si só, contam histórias da época das entradas, bandeiras e monções. São ricas em monumentos de valor histórico e cultural. Além disso, são privilegiadas pela diversidade da natureza da região.

Para o Secretário de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos Meirelles, “o Roteiro dos Bandeirantes traz museus, fazendas, trilhas e caminhos dignos de serem explorados. O brasileiro precisa conhecer a sua história e foi devido à bravura desses homens que se desenvolveu o Brasil de hoje”.

Serviço
Data: Sexta-feira, dia 14 de novembro de 2003
Horário: 14h30
Local: Museu Anhanguera
Endereço: Largo da Matriz nº 9 – Santana de Parnaíba – SP

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo

(AM)