Rodovia dos Bandeirantes foi prolongada e vai até Cordeirópolis

Com o acréscimo de 78 quilômetros rodovia ficou com extensão total de 150 quilômetros

sáb, 15/12/2001 - 16h39 | Do Portal do Governo


O segundo trecho do prolongamento da Rodovia dos Bandeirantes (SP-348), com 39 quilômetros de extensão, entre os municípios de Santa Bárbara D’Oeste e Cordeirópolis, começou a funcionar neste sábado, dia 15.

Com os 39 quilômetros inaugurados neste sábado e outros 39 entregues no mês passado, no trecho que vai de Campinas até Santa Bárbara D’Oeste, a Rodovia dos Bandeirantes passa a contar com 150 quilômetros.

Agora, ela começa no km 14, em São Paulo, e termina no km 173, em Cordeirópolis, onde se encontra com a Rodovia Anhanguera. O prolongamento tem extensão total de 78,05 quilômetros e corresponde à ligação entre os quilômetros 95 da Bandeirantes e 156 da Via Anhanguera.

A obra foi realizada pela AutoBan, concessionária responsável pela rodovia. O governador Geraldo Alckmin, que esteve em Cordeirópolis para a cerimônia de inauguração do novo trecho, destacou que a concessão de estradas traz benefícios à população porque o concessionário tem obrigação de realizar investimentos na rodovia. ‘O Estado não teria condições de realizar uma obra ,como esse prolongamento da Bandeirantes, por exemplo, com investimentos tão altos e em tão pouco tempo’, afirmou. A segunda etapa do prolongamento exigiu investimentos de R$ 520 milhões.

De acordo com o secretário estadual dos Transportes, Michael Paul Zeitlin, o prolongamento da rodovia vai permitir desafogar um gargalo crônico no tráfego de Campinas à Limeira, que funcionava como um freio para o desenvolvimento regional. ‘Além disso, o tráfego vai ficar mais rápido, seguro e econômico’, afirmou.

O volume de tráfego previsto para o trecho Campinas-Cordeirópolis é estimado entre 30 e 35 mil veículos por dia. E chegará, gradativamente, a atender 50% do tráfego atual da Rodovia Anhanguera para a Bandeirantes.
Já o presidente da Autoban, Márcio José Batista, destacou o respeito ao meio ambiente durante as obras na rodovia.

Uma das medidas adotadas foi a recuperação florestal dentro da faixa de domínio do prolongamento. ‘Para cada metro quadrado de área desmatada foram plantados, em média, 15 metros quadrados de vegetação nativa. E isso foi possível graças ao cultivo de cerca de 250 mil mudas de plantas nativas’, disse.

A ponte sobre o Rio Piracicaba também mereceu cuidado. Ela foi construída com um vão central de 90 metros de comprimento, extensão de 330 metros e altura de 20 metros a partir do nível do rio para permitir a navegabilidade o Rio Piracicaba no futuro.

Concessões garantem a melhor malha viária da América do Sul em São Paulo

De acordo com Alckmin, o Estado tem atualmente a melhor malha viária da América do Sul e isso foi possível graças aos investimentos que os concessionários são obrigados a realizar. ‘São Paulo se caracteriza por ter a melhor infra-estrutura da malha viária da América do Sul. Com o prolongamento da Rodovia dos Bandeirantes, isso se amplia ainda mais’, afirmou.

A concessão, explicou o governador, é uma espécie de aluguel da estrada por um período de 20 anos, em que ela recebe todos os benefícios para depois voltar ao Estado. ‘A rodovia é da população do Estado’, enfatizou.
Entre as obrigações do concessionário, Alckmin destacou a manutenção da estrada, que deve estar sempre em perfeito estado. Além disso, a rodovia é obrigada a fornecer atendimento médico, mecânico, telefonia, viaturas para polícia, guincho e ambulância.

O concessionário também é responsável pela implantação do sistema de fibra ótica, integrado ao Sistema de Monitoramento de Tráfego (SMT).

O SMT entrou em operação em maio de 2000 no sistema Anhanguera/Bandeirantes. No trecho inaugurado neste sábado, entre Santa Bárbara e Cordeirópolis, existem 71 telefones de emregência, 10 câmeras em circuito fechado de TV, 4 painéis de mensagens variáveis e duas estações de análise de tráfego/sistema de fibra ótica. Os novos 39 quilômetros contam ainda com um posto de Sistema de Auxílio ao Usuário (SAU), onde estão à disposição viaturas, guinchos e inspeção de tráfego.

Ercília Della Mea/Cíntia Cury