Rodoanel: Governo do Estado conclui primeira etapa da ponte 1 sobre o Rio Tietê

nd

qui, 17/01/2002 - 14h25 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira, dia 18, às 11 horas, com as presenças do secretário dos transportes, Michael Paul Zeitlin, e o presidente da Dersa, Sergio Luiz Gonçalves Pereira, as obras do Trecho Oeste do Rodoanel Mário Covas ganharão mais um marco: o encontro dos dois lados da Ponte 1 sobre o Rio Tietê. O encontro significa o fim da primeira fase da construção da ponte, em balanços sucessivos – ou seja, executada em segmentos, sendo o anterior a sustentação do próximo, o que dispensa apoios.

O mesmo ocorreu na Ponte 2 na semana passada. Agora, as duas pontes entram em sua segunda fase, o encontro das extremidades, o que será feito em técnica de cimbramento, ou seja, escorado em apoios.

As Pontes 1 e 2 sobre o Rio Tietê são as obras especiais mais complexas da construção do Trecho Oeste, devido ao seu tabuleiro (largura) de 19,3 m e seu vão central de 150 metros. Os outros dois, completando três vãos, medem 82,5 m cada. A altura varia entre 3,2 m no vão e 7,4 m nos apoios internos.

As aduelas (segmentos) são de 150 toneladas cada, sustentadas por treliças metálicas parcialmente em balanço, presas nas aduelas anteriores e funcionam como escoramento, técnica conhecida como ‘balanço sucessivo’. As superestruturas das pontes foram construídas em concreto protendido (tensionado).