Road Show do IPT vai a cidades norte-americanas

Embaixada brasileira divulgará avanço tecnológico de São Paulo nos EUA

seg, 07/01/2002 - 15h11 | Do Portal do Governo

Uma agenda especial será realizada, este ano, nos Estados Unidos, para divulgar produtos e processos de tecnologia de ponta, obtidos por empresas e institutos brasileiros, principalmente os paulistas.

As bases da agenda foram definidas em reunião do embaixador brasileiro em Washington, Rubens Barbosa, com a diretoria do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), ligado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SCT).

O IPT terá apoio da Embaixada do Brasil em Washington para montar um plano específico para divulgar, por meio de seminários técnicos e publicações, a ação desenvolvida pelo Instituto visando ampliar a inovação tecnológica em empresas brasileiras. Segundo o embaixador, isso é ‘extremamente necessário pois ainda é muito pequena no Exterior a percepção do Brasil como fornecedor de produtos de alto conteúdo tecnológico’.

No segundo semestre, serão realizados dois road shows tecnológicos em regiões norte-americanas identificadas por seu potencial de comércio e intercâmbio científico com o Brasil. O primeiro será exclusivo sobre o IPT, visando ‘divulgar a ciência e a tecnologia obtidas por São Paulo, o principal Estado brasileiro, de onde saem 70% dos manufaturados brasileiros destinados aos EUA’, anunciou o embaixador. O segundo apresentará a iniciativa privada, mostrando processos e produtos de empresas pequenas e médias, desenvolvidos com apoio do IPT. O objetivo deste road show será identificar oportunidades de negócios e parcerias (joint ventures e investimentos).

No IPT (www.ipt.br) , criado há mais de cem anos, trabalham cerca 400 pesquisadores, que atuam nas áreas de inovação, pesquisa e desenvolvimento, prestando serviços a empreendedores brasileiros.

Cecilia Zioni