Rio Claro é sede da terceira eliminatória dos Jogos Regionais do Idoso (Jori)

nd

seg, 24/09/2001 - 15h58 | Do Portal do Governo

Cerca de 4.500 idosos de 137 cidades disputaram as três
primeiras eliminatórias, os vencedores irão participar dos JOI.

Com a presença de aproximadamente 1.780 atletas, com idade acima de 60 anos, de 48 municípios da região, a cidade de Rio Claro realizou, entre os dias 21 e 23, a terceira eliminatória, dos V Jogos Regionais do Idoso, promovidos anualmente pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado (Fussesp). A abertura, na Sexta-feira, dia 21, contou com a presença da presidente do Fussesp, Maria Lúcia Alckmin, que já agendou para o próximo mês de novembro, os Jogos Estaduais do Idosos (JEI), que vão envolver todos os classificados nas seis etapas regionais e serão realizados na cidade de Oswaldo Cruz, região de Adamantina.

Em Rio Claro estiveram reunidos participantes das regionais do Fussesp de Piracicaba e São João da Boa Vista, que, com os demais participantes das fases regionais, estarão mobilizados para competir em onze modalidades: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, truco e vôlei.

Além de Rio Claro, já foram realizadas eliminatórias em Araraquara e Tupã. Ao todo, os três municípios mobilizaram cerca de 4.500 atletas, de 137 cidades das regionais do Fussesp: Bauru, Itapetininga, Ribeirão Preto, Piracicaba e São João da Boa Vista.

A primeira eliminatória foi realizada na cidade de Tupã, envolvendo 1.339 atletas de 47 municípios, das regionais do Fussesp de Marília, Bauru e Itapetininga, com idade acima de 60 anos. Depois, foi a vez de Araraquara, com 1.400 atletas, de 42 cidades da regional do Fussesp de Ribeirão Preto. Os próximos jogos acontecem em Santa Fé do Sul, com atletas das regionais de Jales e São José do Rio Preto; Caieiras, regionais de Santos, Taubaté e Grande São Paulo; e Penápolis, regionais de Araçatuba e Adamantina.

Os Jogos Regionais tem o objetivo de oferecer ações que proporcionem melhoria de qualidade de vida aos idosos e atividades de lazer para as comunidades de menor poder aquisitivo. Por isso, incentivam ações que valorizem a prática de esportes como fator de saúde, bem-estar e vida produtiva na velhice. Para isso, os jogos são organizados em parceria do Fussesp com a Secretaria de Esporte e Turismo e a Nossa Caixa Nosso Banco. O Fussesp também mantém parcerias com Fundos Municipais de 619 cidades, por meio de escritórios regionais.

Na Capital, o Fundo Social do Estado mantém um núcleo de atendimento ao idoso, com programas de arte e lazer, desenvolvidos no ‘Espaço Convivência’, na sede do Fussesp, no Parque da Água Branca, em parceria com a Secretaria da Cultura.

Em 2000, mais de nove mil atletas de 286 municípios, participaram dos Jogos Regionais do Idoso. Destes, 1.400 atletas foram classificados para os Jogos Estaduais, disputado na cidade de Guaratinguetá.