Ribeirão Preto sedia curso internacional de neurociências

Brasil é o terceiro país da América Latina a implantar o projeto

qui, 22/08/2002 - 12h31 | Do Portal do Governo

O campus da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto recebe até o dia 26 deste mês, e posteriormente de 2 a 6 de setembro, a First Ibro School in Brazil (ISBRA), o primeiro curso do Brasil de Neurociências implantado pela International Brain Research Organization (IBRO), organização que congrega sociedades de Neurociências do mundo todo.

Destinada a pós-graduandos e pós-doutorandos, a Escola (como é chamado o curso por sua abrangência) será oferecida anualmente na cidade. O objetivo é fortalecer e melhorar a formação dos neurocientistas e das pesquisas na área, além de abrir novos horizontes e ensinar novas técnicas.

Neurônios, células-tronco, sistemas motores, robótica, emoções como medo, ansiedade, estresse e pânico serão alguns dos temas abordados por esses profissionais.

O curso terá duração de três semanas, a primeira e a terceira ocorrerão em Ribeirão Preto e a segunda, em Salvador, durante a 17ª Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE). Será ministrado por 12 professores-pesquisadores, da Hungria, Inglaterra, Itália, Chile, Austrália e EUA, e por 31 brasileiros.

O Brasil é o terceiro país da América Latina e o oitavo no mundo a implantar a Escola que já foi instituído pela IBRO em quatro continentes África (Pieterburg), Ásia (Hong Kong), Europa (Tihany na Hungria, Trieste na Itália e Sevilha na Espanha), e América Latina (Queretaro no México e Montevideo no Uruguai).

FeSBE

Durante a FeSBE, de 28 a 31 de agosto, alunos e conferencistas da ISBRA se integrarão ao evento, participando de seminários, mesas redondas e conferências. Para que um número maior de pós-graduandos brasileiros pudesse ter acesso às conferências, duas disciplinas de pós-graduação foram criadas dentro do programa de Fisiologia da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto.

Cada uma delas será oferecida a 40 alunos. Os programas destas disciplinas serão compostos pelas palestras dos simpósios matinais acrescidas de palestras extras a serem ministradas às tardes por conferencistas estrangeiros, totalizando 43 conferências.

Pós-graduandos da USP, alunos de outras áreas de pós-graduação de várias regiões do Brasil e do exterior já confirmaram a participação. Além das disciplinas de pós-graduação, foi criado um curso de Extensão pela Comissão de Cultura e Extensão da FORP, que constará de nove palestras a serem ministradas pelos professores estrangeiros na primeira e terceira semana do curso, no período da tarde. O ISBRA reunirá estudantes de Cuba, México, Colômbia, Chile, Uruguai e Argentina e de nove estados brasileiros.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (0XX16) 602-3977 ou via internet no site: www.pcarp.usp.br/acsi