RG digitalizado dificulta falsificação do documento

Carteiras de identidade emitidas pelo sistema tradicional continuam valendo

seg, 02/05/2005 - 15h48 | Do Portal do Governo

Foto: Daniel Guimarães/Imprensa OficialFalsificar carteiras de identidade está ficando cada vez mais difícil em São Paulo. Seis postos do Poupatempo já utilizam uma nova tecnologia para a emissão do documento que deixam o RG menos vulnerável a fraudes.

Pelo novo método, a carteira de identidade é uma cópia dos dados que estão na ficha que é arquivada no Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD). Ou seja, a assinatura, impressão digital e fotografia originais do cidadão são digitalizadas (escaneadas) do original. A identidade recebe uma película protetora transparente e não pode ser plastificada. Os documentos são feitos em papel especial, com leves relevos perceptíveis ao tato (impressão calcográfica), semelhante ao utilizado pela Casa da Moeda.

“Qualquer tentativa de fraude, como por exemplo a troca da fotografia, danifica o documento”, explica o delegado divisionário de polícia que coordena o IIRGD, Carlos Antonio Guimarães Sequeira.

Outra vantagem é que o usuário só precisará de uma fotografia, já que a segunda, que fica na identidade, será digitalizada.

O superintendente do Poupatempo, Daniel Annenberg, alerta, porém, que os RGs plastificados, que foram emitidos pelo processo tradicional, não vão perder a validade. “Só deve trocar o documento quem realmente precisa de segunda via, como os que estão com o original danificado”, enfatizou.

Tinta sai dos dedos com papel

Foto: Daniel Guimarães/Imprensa Oficial O gerente de Tecnologia da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), Maurício de Moraes, explica que a tinta utilizada hoje nos Postos do Poupatempo para colher a impressão digital sai com mais facilidade dos dedos. “Não precisa mais daquele sabão especial para tirar as tintas das mãos. Basta passar um papel”, conta.

Agilidade

O gerente do Poupatempo Itaquera, Plínio Ripari, destaca que o cidadão gasta em média 20 minutos para solicitar o RG pelo novo sistema. A primeira via do documento fica pronta em cinco dias. O posto da zona leste da capital é o campeão em emissão de carteira de identidade em São Paulo, com cerca de 1.300 documentos por dia.

De acordo com Daniel Annenberg, os postos do Poupatempo são responsáveis pela emissão de cerca de 95% dos RGs da capital e na grande São Paulo, aproximadamente 70%. No interior, onde o Poupatempo está presente em três municípios, 25% das carteiras de identidade são emitidas pelo Poupatempo. Os demais continuam sendo emitidos por delegacias.

Em todo o Estado são emitidos cerca de 12 mil carteiras de identidade por semana.

Digitalização do acervo do IIRGD

Foto: Daniel Guimarães/Imprensa OficialOutro investimento do Governo é reduzir de maneira significativa o manuseio das fichas originais. “Hoje, quando alguém pede 2ª via da identidade, por exemplo, é preciso buscar no arquivo a ficha original, que fica no IIRGD, e comparar com a nova ficha. Quando o sistema estiver todo digitalizado, será possível fazer esse confronto direto no computador”, explica o coordenador do IIRGD, Carlos Antonio Guimarães Sequeira. Atualmente, cerca de 8.000 fichas são manuseadas diariamente.

Quando todo o acerco estiver digitalizado, o Poupatempo, as Polícias Civil e Militar, Ministério Público e Poder Judiciário poderão fazer consultas a esse banco de dados.

Sequeira destaca, porém, que o arquivo físico do IIRGD continuará existindo. “Há procedimentos, como perícias grafotécnicas e históricos de certidões, que ainda precisam das fichas originais”, diz.

RG com data de validade vencida

De acordo com Sequeira, é impossível saber quem foi a primeira pessoa a tirar o documento de identidade no Estado de São Paulo. O RG mais velho, segundo cálculos do coordenador do IIRGD, deve ter sido emitido em 1904, quando o Instituto passou a existir. Os primeiros documentos, foram destruídos. O arquivo começa mais ou menos no de número 100 mil.

Outra história curiosa relatada por Sequeira é que o RG tinha uma espécie de data de validade, depois da qual, o número era passado a outra pessoa. “Alguém esqueceu de que números são infinitos e decidiu calcular o tempo que as pessoas viveriam. Terminado esse suposto prazo, reaproveitavam o número do documento”, destaca. Ele conta que na década de 80 alguns idosos procuraram o IIRGD desapontados por terem descoberto que o número do RG deles tinha sido dado a outra pessoa.

Serviço

O RG digitalizado já pode ser obtido nas unidades do Poupatempo: Sé e Itaquera, na capital; Guarulhos e São Bernardo do Campo, na grande São Paulo; e Ribeirão Preto e Campinas Shopping, no interior. A previsão é que até o fim deste ano a nova tecnologia esteja disponível também nos outros quatro postos: Luz e Santo Amaro, na capital; e São José dos Campos e Campinas Centro, no interior.

Para solicitar o documento nas unidades que usam o novo sistema, o usuário precisa apresentar original e cópia da certidão de nascimento ou casamento e uma fotos 3X4. Já nas delegacias ou nos outros quatro postos do Poupatempo, além da certidão de nascimento ou casamento (original e cópia), são necessárias duas fotografias 3X4.

Na capital, o RG pode ser solicitado também no 22º Distrito Policial, em São Miguel Paulista ou nos cinco postos do Centro de Integração da Cidadania (CIC).

Nos postos Poupatempo, o prazo para emissão de 1ª via é de cerca de cinco dias. Para a 2ª via, dois dias. Para informações sobre os endereços do Poupatempo, basta acessar www.poupatempo.sp.gov.br ou entrar em contato com o Dique Poupatempo – 0800 772 36 33.

Cíntia Cury