Revista Fapesp: Pesquisadores da USP estudam funções de estruturas arcaicas do cérebro

Confira este e outros destaques na edição 74 da Revista Pesquisa Fapesp

qua, 17/04/2002 - 14h19 | Do Portal do Governo

A edição 74 da Revista Pesquisa Fapesp traz como destaque as evidências levantadas por pesquisadores do Laboratório de Psicobiologia da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto de que três estruturas extremamente primitivas na escala evolutiva do cérebro, presentes em espécies animais desde a época dos dinossauros, desempenham tarefas fundamentais em situações de risco, potencial ou real.

Os cientistas acreditam ter encontrado novas funções para o núcleo mediano da rafe, os colículos inferiores e a parte dorsal da matéria cinzenta periaquedutal. São as três peças primitivas do intrincado quebra-cabeça neuronal envolvido nos caminhos do medo.

Os estudos resultaram em artigos científicos publicados nos últimos três anos em revistas internacionais, como Brain Research, Behavioural Brain Research, Neuroscience and Biobehavioral Reviews, entre outras. Leia mais…

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) é uma instituição vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Veja também:

Biologia
A inversão do jogo: plantas contra saúvas
Defensivos naturais, feitos com substâncias extraídas de vegetais, matam as formigas cortadeiras e os fungos que elas cultivam para comer.
Leia mais…

Astrofísica
Os raios cósmicos estão chegando
Detectores entram em operação e colhem informações sobre as partículas que viajam 150 milhões de anos-luz antes de chegar à Terra.
Leia mais…

Óptica
Arma a laser contra o câncer
Pesquisadores desenvolvem equipamentos e elaboram estudo clínico para a disseminação da terapia fotodinâmica.
Leia mais…