Revista Fapesp: Cientistas paulistas fazem de Rondônia um posto avançado para pesquisas com alto imp

Confira os destaques da edição 73 da publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

qua, 06/03/2002 - 14h28 | Do Portal do Governo

A edição 73 da Revista Pesquisa Fapesp traz como destaque as pesquisas que estão sendo realizadas no Estado de Rondônia por pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP).

Uma das pesquisas foi a que comprovou a existência de casos assintomáticos de malária. A confirmação definitiva de que havia – e há – vítimas do Plasmodium vivax (protozoário causador da doença) sem qualquer sintoma foi obtida com o emprego de um método molecular mais preciso do que o corriqueiro teste laboratorial usado para fazer o diagnóstico da doença: a técnica de PCR (reação em cadeia de polimerase), que amplifica o DNA dos parasitas e permite a identificação da espécie a que pertencem os protozoários vivos presentes no sangue dos doentes, ainda que em quantidades mínimas.

O trabalho repercutiu internacionalmente e rendeu um artigo científico publicado na revista inglesa Lancet, uma das mais renomadas publicações médicas do mundo.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) é uma instituição vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Veja também:

Genômica
O mapa da árvore de papel
Descoberta de 6.800 genes do eucalipto impulsiona a busca por aumento de produtividade no setor florestal

Astrofísica
Sol pulsante
Grupo do IAG descobre que variação no diâmetro solar é pelo menos dez vezes menor do que se acreditava

História
Uma história feita de papel
Dois projetos trazem à luz os muitos documentos guardados nos porões do Deops/SP de 1940 a 1983