Revelando São Paulo: Mega-festival destaca culinária caipira

Evento vai até domingo, no Parque da Água Branca

ter, 14/09/2004 - 8h47 | Do Portal do Governo

A culinária caipira é o principal foco do mega-festival Revelando São Paulo de 2004, que a Secretaria de Estado da Cultura apresenta até o próximo domingo, dia 18, no Parque da Água Branca.

O público estimado em 600 mil que deve comparecer até o fim do evento poderá se deliciar com uma irresistível combinação de cozinha que parece criada pelos deuses: a manipulação de diversos tipos de carnes – vermelhas, de frango e frutos do mar – com a presença do milho. Sobretudo na forma de farinha. Dessa mistura resultam, por exemplo, os famosos “virados”, que podem variar do feijão com lingüiça à banana com queijo meia-cura.

Virado é qualquer tipo de comida escaldada e “virada” no forno com farinha de milho, explica Toninho Macedo, diretor artístico do Revelando São Paulo, doutor em comunicação e um dos mais importantes especialistas em cultura popular de São Paulo. ele ressalta que não se pode confundir com o famoso pirão, tido como mais visguento, feito com mexido da farinha de mandioca. “Esse prato deixa um fio quando se serve e faz parte da culinária caiçara”.

Outras delícias de destaques são os “afogados”, cuja tradição vem das festas do Divino; e os “capotados”, famosos bolinhos de milho com frango. “Enquanto os espanhóis chamam de empanados, os portugueses preferem a denominação de encapotados”, observa Macedo. Segundo ele, as capotados caipiras paulistas têm o diferencial de serem feitos com farinha de milho fermentado, processo que veio dos índios guaranis e caracterizam do vale da Paraíba.

Revelando São Paulo:
De 11 a 19/09, das 9h às 21h. Entrada Franca
Parque da Água Branca: Av. Francisco Matarazzo, 455 – Tel. (11) 3865-4131

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura

C.C.