Réveillon: Metrô e CPTM montam esquema especial para o Ano Novo

Os trens do Metrô funcionarão 24 horas durante a madrugada do dia 1º

qua, 29/12/2004 - 15h48 | Do Portal do Governo

O Metrô (Cia. do Metropolitano de São Paulo) e a CPTM (Cia. Paulista de Trens Metropolitanos), empresas vinculadas à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, já têm os esquemas de circulação de trens e de funcionamento de algumas estações para o Ano Novo.

Metrô

Trens – permanecerão em circulação por 24 horas, durante toda a madrugada do dia 1º
Na sexta-feira, dia 31, véspera do Reveillon, os trens das linhas 1 – Azul (Jabaquara – Tucuruvi), 2 – Verde (Ana Rosa – Vila Madalena) e 3 – Vermelha (Corinthians/Itaquera – Barra Funda) iniciam a operação comercial no horário habitual, às 4h40, e prosseguem em circulação, ininterruptamente, por 24 horas.

A linha 5 – Lilás (Capão Redondo – Largo Treze) é a única que não sofrerá alteração na circulação de seus trens. Nesta linha, os usuários poderão utilizar o sistema na sexta-feira, dia 31, véspera do feriado, das 4h40 às 00h15. No sábado, dia 1, e no domingo, dia 2, a linha 5 permanecerá fechada, reabrindo em seu horário usual na segunda-feira, dia 3.

Estações – horário diferenciado para embarque e desembarque

Na linha 2 – Verde, que segue sob toda a avenida Paulista, as estações Trianon-Masp e Consolação serão fechadas para embarque e desembarque às 20h de sexta-feira, dia 31, e reabertas às 4h40 do dia 1. Já a estação Brigadeiro ficará aberta para embarque e desembarque dos usuários por 24 horas.

O fechamento das estações Trianon e Consolação, as mais próximas do evento da avenida Paulista, tem por objetivo ampliar a área de dispersão para maior segurança dos participantes da festa.

As demais estações da linha 2 (Ana Rosa, Paraíso, Clínicas, Sumaré e Vila Madalena) ficarão abertas para desembarque por 24 horas e para embarque somente até às 02h00. Os bloqueios de entrada dessas estações serão reabertos para o público às 4h40 do dia 1.

Na linha 1 – Azul e na linha 3 – Vermelha, todas as estações ficarão abertas para desembarque por 24 horas. Já os embarques poderão ser feitos até às 2h00 do dia 1. Após esse horário, os bloqueios serão fechados para embarque e reabertos somente às 4h40.

Segurança – Metrô e Polícia Militar recomendam cautela

Durante a fiscalização, a Polícia Militar irá impedir a entrada na festa de pessoas que estejam portando armas, garrafas, latas, correntes e outros objetos que ofereçam algum tipo de risco à integridade física dos presentes. Somente serão permitidas bebidas em copos descartáveis.

O Metrô também reforçará o seu efetivo operacional e de segurança para evitar excessos nas estações. O Metrô recomenda aos que vão participar do Réveillon da Paulista que comprem seus bilhetes com antecedência, e que respeitem as orientações de seus funcionários, bem como as sinalizações e mensagens sonoras das estações.

CPTM

Circulação de trens e funcionamento das estações

No sábado, dia 1º, a circulação de trens terá inicio à 1h30. O embarque somente será possível aos usuários vindos do Metrô, nos pontos de integração: Brás, Luz e Barra Funda.

As outras estações da CPTM funcionarão somente para desembarque de passageiros. O horário de abertura das portas, para venda de bilhetes e embarque, será o normal: após às 4h, quando é iniciada a operação comercial da empresa, diariamente.

A única estação que não fará parte do esquema especial será Júlio Prestes, de onde partem os trens da Linha B (Júlio Prestes – Itapevi). Até o início da operação comercial, as composições dessa linha partirão da Estação Barra Funda.

Serão colocadas à disposição da população três composições a mais em cinco linhas do sistema: A (Luz – Francisco Morato), D (Luz – Rio Grande da Serra), E (Luz – Estudantes), F (Brás – Calmon Viana) e B (Júlio Prestes – Itapevi).

A Linha C (Osasco – Jurubatuba) também poderá contar com composições extras, mas elas somente circularão caso haja demanda nas estações Osasco e Presidente Altino.

Da assessoria de imprensa da Secretaria dos Transportes
C.A.