Réveillon: Confira o que abre e o que fecha no Ano Novo

nd

qui, 30/12/2004 - 11h03 | Do Portal do Governo

As empresas e autarquias ligadas ao Governo do Estado já definiram como será o esquema de plantão para o feriado de Ano Novo. Confira:

SAÚDE

Hospitais e postos de saúde
Neste Réveillon, o atendimento será normal nesta quinta, 30 de dezembro, voltando ao plantão em 31 de dezembro e 1º e 2 de janeiro.

Também no dia 30, Os Postos de Atendimento Médico (PAMs), na Capital, estarão funcionarão normalmente; no dia 31, até o meio-dia. Como não recebem emergências, fecharão nos dias 1º e 2 de janeiro.

O Instituto Butantan abrirá nos dias 30 e 31 (este último até as 12 horas).

A Ouvidoria da Secretaria e o Museu Emílio Ribas terão o mesmo esquema de funcionamento: dias 30 e 31 estarão abertos (31 até as 12 horas).

POUPATEMPO

Os Postos Poupatempo da Capital (Sé, Luz, Santo Amaro e Itaquera), da Região Metropolitana (São Bernardo do Campo e Guarulhos), do Interior (Campinas Centro, São José dos Campos, Ribeirão Preto e Campinas Shopping) e o Poupatempo Móvel não funcionarão nos dias 31 de dezembro, sexta-feira, véspera de Ano Novo – devido à ausência de expediente bancário (determinação do Banco Central, como ocorre anualmente) –, e 1º de janeiro, sábado, dia de Ano Novo.

Disque Poupatempo
O Disque Poupatempo 0800 772 36 33 (ligação gratuita) funcionará das 6 às 13 horas, na sexta-feira, 31 de dezembro. Já no sábado, dia 1º de janeiro, não haverá atendimento.

O Disque Poupatempo orienta a população sobre os serviços prestados nos Postos Poupatempo, fornecendo informações como documentação necessária, taxas, prazos de execução dos serviços e de entrega dos documentos.

SABESP

  • Região Metropolitana de São Paulo
    Agências Comerciais – dias 31 e 1º de janeiro, não haverá expediente.

    Disk Sabesp – 0800 119911
    dia 31 haverá expediente das 7 às 21 horas
    dia 1º/1 não haverá expediente

    Central de Atendimento 195 – funcionará 24 horas; a ligação é gratuita

    Ouvidoria – 0800 550565
    dias 31/12 e 1º de janeiro não haverá expediente

  • Baixada Santista
    As Agências Comerciais nas cidades de São Vicente, Bertioga, Guarujá, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe abrirão no dia 31 de dezembro, das 10 às 13 horas. Nesse dia, não haverá expediente nas agências de Santos, Cubatão e Vicente de Carvalho. Para qualquer emergência no município da Baixada durante o feriado, a Central de atendimento telefônico 195 estará disponível normalmente, 24 horas por dia. A ligação é gratuita.

  • Litoral Norte
    As Agências Comerciais nos municípios de Ilha Bela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba abrirão no dia 31 de dezembro, das 8 às 16 horas. Para emergências durante o feriado, a Central de atendimento telefônico 195 estará disponível das 6 às 24 horas. Ligação gratuita.

    TRANSPORTES

    Metrô
    O Metrô (Cia. do Metropolitano de São Paulo) e a CPTM (Cia. Paulista de Trens Metropolitanos), empresas vinculadas à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, organizaram esquemas especiais para a circulação de trens e funcionamento de algumas estações para o Ano Novo.

    Trens – permanecerão em circulação por 24 horas, durante toda a madrugada do dia 1º.

    Na sexta-feira, dia 31, véspera do Reveillon, os trens das linhas 1 – Azul (Jabaquara – Tucuruvi), 2 – Verde (Ana Rosa – Vila Madalena) e 3 – Vermelha (Corinthians/Itaquera – Barra Funda) iniciam a operação comercial no horário habitual, às 4h40, e prosseguem em circulação, ininterruptamente, por 24 horas.

    A linha 5 – Lilás (Capão Redondo – Largo Treze) é a única que não sofrerá alteração na circulação de seus trens. Nesta linha, os usuários poderão utilizar o sistema na sexta-feira, dia 31, véspera do feriado, das 4h40 às 00h15. No sábado, dia 1º, e no domingo, dia 2, a linha 5 permanecerá fechada, reabrindo em seu horário usual na segunda-feira, dia 3.

  • Estações – horário diferenciado para embarque e desembarque
    Na linha 2 – Verde, que segue sob toda a avenida Paulista, as estações Trianon-Masp e Consolação serão fechadas para embarque e desembarque às 20h de sexta-feira, dia 31, e reabertas às 4h40 do dia 1. Já a estação Brigadeiro ficará aberta para embarque e desembarque dos usuários por 24 horas.

    O fechamento das estações Trianon e Consolação, as mais próximas do evento da avenida Paulista, tem por objetivo ampliar a área de dispersão para maior segurança dos participantes da festa.

    As demais estações da linha 2 (Ana Rosa, Paraíso, Clínicas, Sumaré e Vila Madalena) ficarão abertas para desembarque por 24 horas e para embarque somente até às 02h00. Os bloqueios de entrada dessas estações serão reabertos para o público às 4h40 do dia 1º.

    Na linha 1 – Azul e na linha 3 – Vermelha, todas as estações ficarão abertas para desembarque por 24 horas. Já os embarques poderão ser feitos até às 2h00 do dia 1. Após esse horário, os bloqueios serão fechados para embarque e reabertos somente às 4h40.

  • Segurança – Metrô e Polícia Militar recomendam cautela
    Durante a fiscalização, a Polícia Militar irá impedir a entrada na festa de pessoas que estejam portando armas, garrafas, latas, correntes e outros objetos que ofereçam algum tipo de risco à integridade física dos presentes. Somente serão permitidas bebidas em copos descartáveis.

    O Metrô também reforçará o seu efetivo operacional e de segurança para evitar excessos nas estações. O Metrô recomenda aos que vão participar do Réveillon da Paulista que comprem seus bilhetes com antecedência, e que respeitem as orientações de seus funcionários, bem como as sinalizações e mensagens sonoras das estações.

    CPTM

  • Circulação de trens e funcionamento das estações
    No sábado, dia 1º, a circulação de trens terá inicio à 1h30. O embarque somente será possível aos usuários vindos do Metrô, nos pontos de integração: Brás, Luz e Barra Funda.

    As outras estações da CPTM funcionarão somente para desembarque de passageiros. O horário de abertura das portas, para venda de bilhetes e embarque, será o normal: após às 4h, quando é iniciada a operação comercial da empresa, diariamente.

    A única estação que não fará parte do esquema especial será Júlio Prestes, de onde partem os trens da Linha B (Júlio Prestes – Itapevi). Até o início da operação comercial, as composições dessa linha partirão da Estação Barra Funda.

    Serão colocadas à disposição da população três composições a mais em cinco linhas do sistema: A (Luz – Francisco Morato), D (Luz – Rio Grande da Serra), E (Luz – Estudantes), F (Brás – Calmon Viana) e B (Júlio Prestes – Itapevi).

    A Linha C (Osasco – Jurubatuba) também poderá contar com composições extras, mas elas somente circularão caso haja demanda nas estações Osasco e Presidente Altino.

    EMTU

  • Ouvidoria da EMTU/SP trabalha em esquema de plantão
    No dia 31 de dezembro, a Ouvidoria da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP – 0800.190.088 -, funcionará até as 12 horas para atender aos usuários das linhas de ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo. Aqueles que desejarem fazer alguma sugestão ou reclamação sobre o serviço, podem utilizar outros canais como o site da EMTU/SP www.emtu.sp.gov.br, o Fax (0xx11) 4341-1120; ou por meio de carta enviada à Rua Joaquim Casemiro, 290 – São Bernardo do
    Campo – São Paulo – CEP 09890-050.

    Normalmente este serviço funciona de segunda a sexta-feira, inclusive aos feriados, das 7h às 19 horas, e informa o itinerário das linhas metropolitanas, tarifas, além de registrar sugestões e reclamações dos clientes deste sistema de transporte.

  • Corredor Metropolitano
    A operação do Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara, que atende aos municípios do ABCD (São Paulo, Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema) funcionará dia 31, com a frota normal, cerca de 200 ônibus, até às 14 horas. Após este horário, a frota deverá ser reduzida em cerca de 20%.

    Mas a concessionária Metra manterá, na reserva técnica, frota e condutores para acionar operação especial, caso haja oscilação de demanda após este período, principalmente para atender aos passageiros interessados em acessar sistema rodoviário que liga São Paulo à Baixada Santista, por meio do Terminal Jabaquara.

  • Linhas metropolitanas
    Assim como no Corredor Metropolitano, as cerca de 600 linhas intermunicipais que circulam nos 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo também serão operadas com frota do dia útil, cerca de 4 mil ônibus, até às 14 horas. No sábado, dia 1º, a frota será normal nos dois sistemas, ou seja, 70% dos ônibus do
    total que rodam normalmente circularão neste dia.

    No domingo, 2 de janeiro, a frota gira em torno de 50% do total do dia útil no Corredor Metropolitano e nas linhas que servem a Grande São Paulo.

  • Plantão do Controle Operacional
    A Unidade de Informação Estratégica da EMTU/SP estará, durante as festa de final de ano, acompanhando a operação do sistema de transporte intermunicipal, por meio de agentes em viaturas, além do contato direto, via rádio, com a Sala de Situação da Polícia Militar para acionar, se necessários, planos de operação de emergência (PAESE) em caso de qualquer eventualidade, como alagamentos, acidentes, entre outras ocorrências, inclusive com outros sistemas de transporte, como trens, metrô e linhas de
    ônibus municipais.