Reuso: Sabesp faz parceria com Associação Paulista Viva

Ação vai regar floreiras da avenida mais importante da cidade

sex, 26/09/2003 - 16h47 | Do Portal do Governo

A Sabesp, empresa ligada a Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento do Estado, e a Associação ‘Paulista Viva’ firmaram parceria para fornecimento de água de reuso para regar as 16 floreiras, com 60 vasos cada, fixadas nos postes de iluminação do canteiro central da Avenida Paulista.

A água de reuso é um produto resultante do tratamento de efluentes das estações de esgoto, fornecido pela Sabesp para fins não potáveis, como: irrigação de áreas verdes (como é o caso da rega das floreiras da Avenida Paulista); combate a incêndios; lavagens de ruas, pátios, calçadas, desentupimento de rede de águas pluviais, resfriamento de equipamentos industriais, entre outras atividades que não requeiram a utilização de água potável para serem realizadas.

O processo de reutilização da água já é bastante usual no mundo e permite que a água tratada seja priorizada para consumo humano. Além de uma ação econômica (pois a água de reuso é mais barata que a tratada), sua utilização representa um compromisso de cidadania com São Paulo, bem como uma forma de combater o desperdício do produto.

Nos últimos anos, a Sabesp tem fornecido água de reuso para empresas, como a Coats Corrente, fabricante das Linhas Corrente (desde outubro de 1998), com volumes de 60 a 70 metros cúbicos por hora, que tem empregado o produto em seus processos industriais, como tingimento das linhas e resfriamento e lavagem de equipamentos. Também, municípios, como São Caetano do Sul, Barueri e Carapicuíba utilizam o produto para fins que tem representado um fator de cidadania, economia e desenvolvimento para essas cidades.

Para comemorar a chegada da primavera e, também, presentear a cidade com esta nova decoração, a Associação Paulista Viva realizará uma festa em frente ao Parque Trianon, no domingo, dia 28, a partir das 10 horas, com shows, apresentações musicais e atividades diversas.

Da Assessoria de Imprensa da Sabesp/L.S.