Reunião do PED faz balanço sobre as vendas das ações da Sabesp no mercado interno e externo

Também foi discutido o processo para acelerar o acesso do público ao Parque da Serra do Mar

ter, 21/05/2002 - 15h01 | Do Portal do Governo

O balanço das vendas das ações da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) na Bolsa de Valores de São Paulo e Nova York e o estudo para facilitar o acesso do público ao Parque Ecoturístico da Serra do Mar foram os assuntos discutidos na reunião do Programa Estadual de Desestatização (PED) nesta terça-feira, dia 21, no Palácio dos Bandeirantes.

De acordo com o presidente do PED, Mauro Arce, que também responde pelas secretarias de Energia e Recursos Hídricos, o resultado das vendas foi positivo. Foram vendidas todas as ações que estavam previstas. “Houve uma participação grande dos investidores tanto no Brasil quanto no exterior. Além de um aumento sensível no número de acionistas no varejo”, disse. Segundo o secretário, depois do lançamento das ações da empresa, o volume de negócios da Sabesp triplicou, como era esperado.

Em 24 de abril deste ano, a Sabesp assinou contrato de adesão, oficializando sua entrada no Novo Mercado de Ações da Bovespa. Com isto, a empresa tornou-se a primeira estatal brasileira a aderir ao novo mercado e também a primeira listada na Bolsa Valores de Nova Iorque.

O Novo Mercado foi instituído para incentivar as empresas a adotar boas práticas de governança corporativa, proporcionando maior transparência nas informações do mercado e valorizando a solidez de suas gestões econômico-administrativas. Esse segmento da Bovespa pretende reunir um grupo de instituições detentoras de ações ordinárias, as chamadas ON. Para ingressar, a empresa de capital aberto e com papéis negociados em bolsa precisa atender algumas exigências. Entre elas, ter no mínimo 25% das ações no mercado.

Outro pré-requisito é a transparência na apresentação dos resultados financeiros, atendendo às normas do mercado internacional.

Parque da Serra do Mar

Sobre o Parque Ecoturístico da Serra do Mar, o presidente do PED explicou que está sendo estudado o processo para acelerar o acesso ao público para visitações. O protocolo de intenções já foi assinado. “O projeto está definido e assinado, mas precisa ganhar maior velocidade”. Entre as melhorias previstas está o restauro de parte da estrada e de monumentos. O local é histórico, pois é considerado o primeiro caminho ligando a região litorânea ao Planalto.

O protocolo de intenções foi assinado em janeiro de 2000, período em que o Governo do Estado transferiu-se interinamente para São Vicente, por ocasião da comemoração dos 500 anos do Brasil.

Valéria Cintra