Resultados do Saresp mostram melhora no Ensino Público Estadual

Avaliação, que atingiu 4,27 milhões de alunos, tem objetivo de corrigir eventuais distorções

qua, 23/06/2004 - 16h14 | Do Portal do Governo


A escola pública estadual está melhorando numa velocidade importante. Essa foi a avaliação do governador Geraldo Alckmin após a apresentação, pelo secretário da Educação, Gabriel Chalita, dos resultados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – Saresp 2003, nesta quarta-feira, dia 23.

A avaliação é feita anualmente, desde 1996, pela Fundação Carlos Chagas, e tem como objetivo obter indicadores da evolução dos alunos e gerar subsídios para eventuais correções de distorções e implantação de programas que possam promover melhorias na qualidade do ensino. “O objetivo não é criar um ranking, saber qual escola é melhor ou pior, mas verificar a situação do ensino público estadual, aluno por aluno”, ressaltou o governador. O secretário destacou ainda que o Saresp não substitui as avaliações diárias em sala de aula, mas é realizado para avaliar e nortear as ações da pasta.

Para Alckmin, o Saresp mostra que não é verdade que a escola pública seja ruim ou que possa estar piorando. “Essa comparação simplista com escolas particulares, na qual a escola particular é um sonho enquanto a pública é horrorosa, tem de ser analisada sob o contexto das famílias. Se pegarmos uma família na qual os pais tenham curso superior, a criança tenha oportunidade de fazer cursos fora da escola, tenha começado a ler cedo e acesso a atividades culturais, como teatro, por exemplo, temos uma situação. Outra coisa é pegar uma família na qual o próprio filho traz os pais para fazer supletivo ou alfabetização de adulto e adolescentes que, às vezes, precisam trabalhar. São realidades distintas. O fato é que a escola pública está melhorando numa velocidade importante”, disse.

Leia mais

Todos os dados obtidos pelo Saresp estão disponíveis no site da Educação
Programas de capacitação dos professores melhoram escola pública
Cerca de 90% dos alunos participaram voluntariamente do Saresp
Índices de evasão semelhantes aos da Suíça
Desafios da Educação

Cíntia Cury