A escola pública estadual está melhorando numa velocidade importante. Essa foi a avaliação do governador Geraldo Alckmin após a apresentação, pelo secretário da Educação, Gabriel Chalita, dos resultados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – Saresp 2003, nesta quarta-feira, dia 23.
A avaliação é feita anualmente, desde 1996, pela Fundação Carlos Chagas, e tem como objetivo obter indicadores da evolução dos alunos e gerar subsídios para eventuais correções de distorções e implantação de programas que possam promover melhorias na qualidade do ensino. “O objetivo não é criar um ranking, saber qual escola é melhor ou pior, mas verificar a situação do ensino público estadual, aluno por aluno”, ressaltou o governador. O secretário destacou ainda que o Saresp não substitui as avaliações diárias em sala de aula, mas é realizado para avaliar e nortear as ações da pasta.
Para Alckmin, o Saresp mostra que não é verdade que a escola pública seja ruim ou que possa estar piorando. “Essa comparação simplista com escolas particulares, na qual a escola particular é um sonho enquanto a pública é horrorosa, tem de ser analisada sob o contexto das famílias. Se pegarmos uma família na qual os pais tenham curso superior, a criança tenha oportunidade de fazer cursos fora da escola, tenha começado a ler cedo e acesso a atividades culturais, como teatro, por exemplo, temos uma situação. Outra coisa é pegar uma família na qual o próprio filho traz os pais para fazer supletivo ou alfabetização de adulto e adolescentes que, às vezes, precisam trabalhar. São realidades distintas. O fato é que a escola pública está melhorando numa velocidade importante”, disse.
Leia mais
– Todos os dados obtidos pelo Saresp estão disponíveis no site da Educação
– Programas de capacitação dos professores melhoram escola pública
– Cerca de 90% dos alunos participaram voluntariamente do Saresp
– Índices de evasão semelhantes aos da Suíça
– Desafios da Educação
Cíntia Cury