Restauração da fachada da Estação da Luz será concluída até janeiro de 2004

Inauguração fará parte da comemoração dos 450 anos de São Paulo. Estação será Centro de Referência da Língua Portuguesa

qua, 30/07/2003 - 14h22 | Do Portal do Governo


Inauguração fará parte da comemoração dos 450 anos de São Paulo. Estação será transformada em Centro de Referência da Língua Portuguesa

No mês de janeiro do ano que vem, quando a cidade de São Paulo comemorar 450 anos, os moradores irão receber de presente a restauração completa na fachada da Estação da Luz. O prédio é um dos símbolos da Capital. Inaugurada em 1901, a estação será reformada para sediar um Centro de Referência Mundial da Língua Portuguesa.

As obras de restauração da fachada foram vistoriadas nesta quarta-feira, dia 30, pelo governador Geraldo Alckmin. Ele também observou o projeto de implantação do Centro de Referência, que chamará Estação Luz da Nossa Língua. O objetivo do Estado, da Fundação Roberto Marinho e dos demais parceiros do projeto é entregar o Centro de Referência até o fim de 2004. O projeto está orçado em R$ 30 milhões.

A recuperação deste patrimônio exige um trabalho bastante detalhado. Alckmin destacou que as peças estão sendo recuperadas uma a uma, num trabalho artesanal. “Vai ser um presente para a festa de aniversário da cidade e irá ajudar a transformar uma região degradada em um grande centro cultural”, constatou.

A secretária da Cultura, Cláudia Costin, ressaltou a importância da valorização do nosso idioma. Segundo ela, o Centro de Referência irá mostrar a riqueza e a diversidade da Língua Portuguesa. O local deverá abrigar uma biblioteca; um portal e um centro de acesso à internet; sala para treinamento de professores; painéis; registro de sons, com as múltiplas formas de falar o Português; lançamento de livros; e saraus literários. Alckmin lembrou que não há no mundo, nos oito países que falam o Português, um Centro de Referência Internacional do Idioma. “Como o prédio é comprido, será possível realizar uma viagem pela Língua Portuguesa, com forte aspecto educativo e cultural”, analisou.

Cláudia Costin lembrou que a Estação da Luz é um excelente local para a implantação deste centro, pois está próxima da Pinacoteca do Estado (outro ponto de destaque no setor cultural) e localizada em um ponto de fácil acesso. “Cerca de 300 mil pessoas irão passar diariamente neste local com a Integração Centro de trem e Metrô”, disse.

Integração Centro

Simultaneamente aos trabalhos de restauração da Estação da Luz, o Estado está executando as obras de integração entre os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e o Metrô. Alckmin informou que na Estação da Luz os usuários poderão sair do trem e entrar no Metrô pela parte subterrânea, sem precisar ir à rua. “Em setembro, teremos quatro linhas de trem chegando na Luz. As pessoas que vêm das zonas Leste e Sul deixarão de fazer a baldeação no Brás e aquelas que chegam das zonas Norte e Oeste deixarão de fazer a troca na Barra Funda. Todos vão vir para Luz, que tem capacidade para 400 mil passageiros por dia”, disse.

O governador anunciou ainda que o Centro da Capital continuará recebendo investimentos para ser revitalizado. “Amanhã, vamos assinar um pré-contrato para compra de prédios no Centro. Vamos trazer Secretarias e empresas estatais para esta região”, informou, acrescentando que a medida, além de valorizar o Centro, trará economia e aumentará o patrimônio do Estado.

Rogério Vaquero