Representantes do governo da Grã-Bretanha visitam Poupatempo Santo Amaro

Governo eletrônico foi tema de reunião dos britânicos com representantes da administração estadual paulista no Palácio dos Bandeirantes

seg, 08/10/2001 - 13h16 | Do Portal do Governo


São Paulo – Dirigentes do Programa Eletrônico do Governo da Grã Bretanha estão conhecendo nesta segunda-feira, dia 8, a unidade Santo Amaro do Poupatempo, Capital. No local, o Governo do Estado de São Paulo oferece uma série de serviços gratuitos à população, como retirada de RG, carteira de trabalho, licenciamento de veículo e emissão de segunda via de documentos.

Hoje pela manhã, os representantes britânicos reuniram-se, no Palácio dos Bandeirantes, com os responsáveis pelo governo eletrônico paulista. O objetivo do encontro foi a troca de experiências.

De acordo com o secretário-adjunto de Governo e Gestão Estratégica, Dalmo Nogueira, os britânicos se surpreenderam com o avanço paulista neste setor. “A Inglaterra é o país mais adiantado na implantação de projetos de governo eletrônico, mas eles ficaram admirados com as nossas experiências,” afirmou Dalmo.

Ele explicou que desde o início do Governo Covas houve um forte investimento na modernização da administração. “Todo o enfoque foi dado no sentido de usar as novas tecnologias para melhorar os serviços públicos. Os ingleses afirmaram que o nosso governo eletrônico apresenta novidades que eles não viram em nenhum outro lugar do mundo”, comentou.

O secretário-adjunto citou como exemplo o uso da tecnologia para realizar o ajuste fiscal. “O sistema de controle de contratos, que desde 1995 foi implantado em São Paulo, está sendo criado agora na Inglaterra”, afirmou. Nogueira também informou que o governo inglês está bastante adiantado na organização de informações internas de governo e que São Paulo poderá aprimorar seu sistema com a troca de experiências.

Rogério Vaquero