Represa do Guarapiranga recebe Mutirão da Limpeza

Ação, realizada neste domingo, dia 30, contou com a presença do Governador Geraldo Alckmin

dom, 30/11/2003 - 16h29 | Do Portal do Governo


A cada chuva são retiradas 12 toneladas de lixo, que se acumulam na Represa do Guarapiranga; por ano, são recolhidas 1 milhão de garrafas plásticas (Pets) da Estação Elevatória da Barragem da Traição; além dos 94 mil pneus já retirados do Tietê, desde que se começaram os serviços de rebaixamento da calha, há um ano e meio.

‘Nós acreditamos no chamado desenvolvimento sustentado. É importante preservar o Meio Ambiente e deixar um planeta melhor do que o que nós encontramos para gerações futuras’, disse neste domingo, dia 30, o governador Geraldo Alckmin durante o Mutirão da Limpeza da Guarapiranga, evento realizado pela Emae e Sabesp, empresas vinculadas à Secretaria de Eenergia, Recursos Hídricos e Saneamento e organizações não-governamentais.

O objetivo do Governo de São Paulo é intensificar o trabalho feito periodicamente pela Sabesp e Emae na Represa do Guarapiranga. Ele explicou que está combinando com o secretário da Educação, Gabriel Chalita e com o secretário do Meio Ambiente, José Goldemberg, uma campanha voltada às crianças em fase escolar para que o lixo não seja jogado nas ruas. ‘Vamos dizer: Olha! tudo o que você joga na rua, se não for varrido vai para os rios e para as represas, poluindo e prejudicando a natureza’, disse.

‘Nós observamos que grande parte da sujeira é material de alimento, plásticos, latinhas de cerveja e guaraná, são coisas que as pessoas usaram e acabam ficando aqui, ou que vem pelos rios e a onda da represa joga à margem. Isso mostra a importância da Educação Ambiental’, disse Alckmin.

Ele alertou que a maioria do material coletado é de difícil decomposição, como o vidro, que não se biodegrada e o aluminio, que demora no mínimo 200 anos para se decompor. Aproveitando, Alckmin convocou a população para numa próxima oportunidade fazer a limpeza na outra margem da Represa do Guarapiranga.

‘Nós sabemos que grande parte da sujeira chega pelos córregos e a melhor forma de educar é dar o exemplo, como estamos fazendo hoje aqui’, disse o governador.

Para ação foram disponibilizados carro pipa com água potável, dois basculantes, retropescavadeira, pares de luvas, camisetas, bonés e centenas de sacos de lixo.

Vitória

Segundo o governador, um dos fatos importantes na última década para o Estado de São Paulo foi o aumento da recomposição ciliar. São Paulo vinha perdendo de mata e cobertura vegetal 1 milhão de hectares a cada 10 anos. ‘Em 1992, o Estado tinha 3 milhões de hectares de cobertura vegetal, agora aumentou. Nós ganhamos 68 mil hectares. E, um terço disso está aqui na Mata Atlântica, 26 mil hectáres de cobertura’, explicou o governador elogiando a ação do ecoturismo por evitar a devastação.

Números do lixo

O secretário da Energia, Recurso Hídricos e Saneamento, Mauro Arce, lembrou que os números do lixo na cidade de São Paulo são muito expressivos. Segundo ele, a cada chuva são retiradas 12 toneladas de lixo, que se acumulam na Represa do Guarapiranga; por ano, são recolhidas 1 milhão de garrafas plásticas (Pets) da Estação Elevatória da Barragem da Traição; além dos 94 mil pneus já retirados do Tietê, desde que se começaram os serviços de rebaixamento da calha, há um ano e meio. ‘Outro dia um caminhão basculante foi jogar detritos no Tietê e infelizmente caiu no Rio’, lembrou Arce.

Meio Ambiente

A Secretaria do Meio Ambiente tem um Núcleo de coordenadoria de Educação Ambiental, em que mais de 300 ONGs participam e colaboram com o governo em atividades de Educação Ambiental. Em cada parque da cidade há atividades voltadas ao assunto e ainda no Parque do Guarapiranga há o Museu do Lixo.

Lilian Santos


  • Leia Também:
    Alckmin participa do mutirão da limpeza da Guarapiranga