Regional: Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana abrigará Agemcamp

Entre as atribuição da Agemcamp destacam-se a atualização de informações estatísticas para o planejamento metropolitano

sex, 25/10/2002 - 20h24 | Do Portal do Governo

Localizada na cidade de Campinas (Rua Engenheiro Cândido Gomide, 778, Jardim Guanabara), a sede do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (inaugurada nesta quinta-feira, dia 24) abrigará também a Agência Metropolitana de Campinas – Agemcamp, cujo processo de criação está em andamento.

O projeto de lei do Governo do Estado criando a Agemcamp foi enviado, na última segunda-feira (21), para a Assembléia Legislativa de São Paulo. Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Agemcamp irá estabelecer metas, planos, programas e projetos de interesse comum, bem como fiscalizar e avaliar sua execução.

Entre as atribuições, destacam-se ainda a atualização de informações estatísticas para o planejamento metropolitano, especialmente as de natureza territorial, demográfica, financeira, urbanística, social, cultural e ambiental.

Os recursos da agência virão de transferências da União, do Estado e dos municípios da região e de repasses do Fundo de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas, entre outros.

A RMC é composta por 19 municípios, onde habitam cerca de 2,3 milhões de pessoas, o que representa mais de 6% da população total do Estado: Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antonio da Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.

Durante o evento, também foi lançado o CD-ROM Sumário de Dados da Região Metropolitana de Campinas 2002, elaborado pela Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano – Emplasa. O novo CD-ROM traz informações estatísticas sobre 14 temas, entre eles: aspectos físicos, aspectos políticos, atividade econômica, comunicações, demografia, educação, habitação, meio ambiente, saneamento, segurança pública e transportes.