Região do Grande ABC recebe mais 57 viaturas para radiopatrulhamento

Governo paulista investiu quase R$ 1,2 milhão na aquisição dos veículos

qui, 30/09/2004 - 14h14 | Do Portal do Governo


A Região do Grande ABC recebeu mais 57 viaturas para a Polícia Militar. Nesta quinta-feira, dia 30, o governador Geraldo Alckmin esteve no município de Santo André para a entrega dos veículos que serão utilizados para o radiopatrulhamento nos sete municípios da região. Esta é a segunda vez que o Governo do Estado entrega viaturas no ABC esta semana. Na última terça-feira, dia 28, Alckmin esteve no município de Mauá para a inauguração do Centro de Detenção Provisória (CDP) e entregou outros 12 veículos, totalizando 69 viaturas zero quilômetro para a Polícia Militar. “As viaturas da Polícia são muito utilizadas. Elas rodam 24 horas por dia, então é preciso estar permanentemente substituindo”, destacou o governador.

Das 57 viaturas distribuídas hoje, 22 foram entregues ao 6º Batalhão da Polícia (BP), responsável pelo patrulhamento dos municípios de São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul; 20 foram para o 10º BP, que faz o policiamento de Santo André; 11 foram para o patrulhamento de Diadema, no 24º Batalhão; e quatro foram entregues ao 30º BP, que cobre as regiões de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Equipadas com sinalizador, rádio e divisória de policarbonato (monocela), as novas viaturas são do modelo Corsa Sedan 1.6 e contaram com investimento de R$ 1,19 milhão. “Nós sempre compramos através de Pregão, colocando a tecnologia da informação a serviço da população. Fizemos leilão reverso, com diversas montadoras disputando. Com isso, conseguimos comprar bem mais barato”, apontou Alckmin.

Os veículos Radiopatrulha atuam 24 horas por dia e são destinados ao policiamento ostensivo e atendimento aos chamados feitos ao telefone 190. De acordo com o secretário estadual da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, o 190 é acionado cerca de 150 mil vezes diariamente.

“Estamos adquirindo ainda este ano mais 400 viaturas modelo Blazer para a Polícia Militar e cerca de 800 veículos para a Polícia Civil”, anunciou o governador. Ele explicou que a distribuição desses veículos obedecerá critérios técnicos.

Ampliação do efetivo

Alckmin destacou que o Governo paulista está ampliando e promovendo uma redistribuição do efetivo da polícia. “O efetivo foi distribuído há quase 20 anos e, nesse período, muita coisa mudou na área da Segurança”, explicou.

Nesse trabalho de redistribuição, o Estado criou dez novos Batalhões, sendo um Rodoviário e nove de policiamento ostensivo e preventivo, dos quais, dois estão na região do ABC, um em Santo André e outro em São Bernardo do Campo. “Com isso, teremos mais 1.200 vagas na Polícia Militar da região. Essas vagas serão preenchidas à medida que tivermos formaturas de novos soldados”, disse o governador. Ele informou que no próximo dia 26 de novembro será realizada a primeira formatura, com cerca de 90 novos soldados para o ABC.

Saulo Abreu explicou que os novos Batalhões de Polícia já foram criados, por decreto do governador, mas o Estado aguarda aprovação, pela Assembléia Legislativa, da lei que cria os cargos dos oficiais que vão comandar para que esses BPs possam ser instalados. O governador informou que não há necessidade de abertura de concurso público para essas vagas, mas, sim, promover os oficiais. “Pegamos os cargos que não eram da atividade fim, como os de dentista, farmacêutico, bioquímico e veterinário, e transformamos em atividade fim. Com isso, conseguimos, sem aumentar a máquina, criar os novos Batalhões. Só que a Assembléia Legislativa precisa aprovar que se passe o cargo de capitão-médico, por exemplo, para capitão; de major-dentista para major”, explicou.

Ele lembrou ainda que o Governo paulista também está investindo na melhoria do sistema penitenciário. O governador destacou a entrega, na região, do CDP de Mauá e a transformação do Cadeião do ABC em Centro de Detenção Provisória, liberando a Polícia Civil para a atividade investigativa e judiciária. “Vamos entregar mais dois CDPs. Com isso, damos mais um passo para a melhoria da área da Segurança e do sistema penitenciário”, observou.

“Estamos reforçando a questão da Segurança Pública e temos tido resultado, tanto é que tivemos queda dos índices de homicídios, roubo e furto de automóveis e seqüestro. A maioria dos índices de criminalidade no Estado de São Paulo estão em queda há dois anos. Mas esse é um esforço permanente onde se tem de vencer uma batalha todo dia. É uma tarefa que não pára”, enfatizou Alckmin.

Cíntia Cury