Região de São João da Boa Vista debate saúde mental

Conferência visa definir política pública regional

qua, 12/09/2001 - 14h32 | Do Portal do Governo

A Diretoria Regional de Saúde de São João da Boa Vista (DIR-XX) promove este mês a Primeira Conferência Regional de Saúde Mental.

Os 21 municípios que compõem a DIR-XX vão debater o tema nos dias 24 e 25 para definir uma política regional de saúde mental, respeitando as diretrizes preconizadas pela Organização Mundial de Saúde, pela Organização Panamericana de Saúde, pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual da Saúde.

Também será levada em conta a diferença entre os municípios da região. A Conferência será aberta a todos os segmentos sociais ligados à Saúde Mental da região. Debates como esse devem acontecer em todas as 24 Direções Regionais de Saúde do Estado e algumas municipais.

De acordo com a assessora de saúde mental da Secretaria Estadual da Saúde, Ana Maria Fernandes Pitta, as conferências vão culminar com a II Conferência Estadual da Saúde Mental. O evento acontecerá no Anhembi, Capital paulista, no mês de novembro, junto com a III Conferência Estadual de Saúde e a I Conferência Estadual de Vigilância Sanitária.

Para permitir a participação dos setores relacionados ao tema, será realizada, no dia 19, uma pré-Conferência, que definirá os grupos de trabalho e os representantes com direito a voto na Conferência.

Os temas apresentados em mesas redondas na pré-Conferência serão: Realidade de Saúde Mental no Estado de São Paulo; O Atendimento das Urgências e Emergências na Rede de Atenção à Saúde Mental; Serviços Substantivos na Rede de Atenção à Saúde Mental e Reabilitando Usuários do Centro de Reabilitação de Casa Branca. Serão formados ainda grupos de trabalho para apresentação de estudos, com os temas: Portadores de Sofrimento Psíquico Intensivo – Urgência e Emergência; Uso Abusivo de Substâncias Psicoativas; Atenção à Criança e ao Adolescente; Paciente Morador (Residência Terapêutica); Promoção e Prevenção à Saúde Mental e Financiamento.

As pessoas ligadas à essa área na região estão recebendo o ofício da Conferência, com a ficha de inscrição, que devem ser encaminhadas à DIR-XX. Tanto a Conferência quanto a Pré-Conferência acontecem na sede do Clube Palmeiras, que fica na Avenida Dona Gertrudes nº 221, Centro, São João da Boa Vista.

Cíntia Cury