Região de Campinas terá plano contra enchentes e deslizamentos

Defesa Civil lançou o programa nesta quinta-feira, dia 5

qui, 05/09/2002 - 14h02 | Do Portal do Governo

Reduzir os problemas de inundações, deslizamentos e erosões nos meses de verão é o objetivo da Defesa Civil Estadual, que nesta quinta-feira, dia 5, lançou o Plano de Contingência para a Região Administrativa de Campinas. O lançamento foi feito no Instituto Agronômico de Campinas.

Esta é a quinta região administrativa do Estado de São Paulo a contar com o Plano. O sucesso das operações na Serra do Mar, Vales do Paraíba e do Ribeira e também na Região Metropolitana de São Paulo motivou a Defesa Civil a estendê-lo para a região de Campinas. A Região Administrativa de Campinas é bastante extensa, com 90 municípios divididos em sete regiões de governo: Campinas, Jundiaí, Piracicaba, São João da Boa Vista, Limeira, Rio Claro e Bragança Paulista.

Dos 90 municípios envolvidos, 52 já possuem Comissão Municipal de Defesa Civil. A criação destas Comissões é importante para que as cidades elaborem planos preventivos e estabeleçam um canal direto de comunicação com a Defesa Civil do Estado e com a população.

Nesta etapa de lançamento do Plano, os municípios estão sendo orientados a fazer um levantamento das áreas de risco. Até agora, 39 cidades já apresentaram os locais mais vulneráveis à ocorrência de enchentes e escorregamentos. A partir da identificação dos riscos, a Defesa Civil Estadual agrega novas informações – fornecidas pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) – a respeito da área e do relevo. Depois são definidos os locais que terão prioridade em função dos riscos mais iminentes.

Região importante

Só na Região Metropolitana de Campinas, que engloba 19 cidades, moram aproximadamente 2,5 milhões de pessoas. Além do elevado número populacional, o local se destaca pelos dados econômicos. É o segundo PIB Industrial do País, com a maior concentração brasileira de empresas da área de telecomunicações e um grande centro de pesquisas tecnológicas.

A infra-estrutura da região também se destaca, com 90% da população contando com água tratada, 81% com instalação sanitária e 93% dos domicílios com destinação de lixo adequada. Campinas também está na principal rota aérea brasileira, sendo que um terço da carga transportada por avião passa pela região. É um local de extrema importância e que precisa de atenção especial para que haja uma redução de desastres, vítimas, danos materiais e ambientais.

Rogério Vaquero