Região da Luz consolida-se como pólo cultural

Inauguração de passagens subterrâneas da Estação da Luz vai contribuir para revitalização do Centro da cidade

ter, 30/11/2004 - 14h44 | Do Portal do Governo

Além de proporcionar vantagens aos usuários, a inauguração das passagens subterrâneas e saguões da Estação da Luz, nesta terça-feira, dia 30, vai contribuir para a revitalização do Centro da cidade e consolidação da região como importante pólo cultural.

No antigo prédio da Estação da Luz está o Centro de Referência da Língua Portuguesa. Ao lado, a Pinacoteca. No entorno, o antigo prédio do Dops, que está sendo transformado na Estação Pinacoteca. E, nas proximidades, a Sala São Paulo, na Estação Júlio Prestes.

A área da Rua Cásper Líbero, onde será construída a saída da Linha 4 do Metrô (Luz-Vila Sônia), será totalmente revitalizada. Os prédios deteriorados serão demolidos, ficando apenas aqueles de valor histórico. No espaço, será construído um bulevar. “Aqui sairá a Linha 4, que é a Linha da Integração, que terá 900 mil passageiros por dia. É a mais importante linha do Metrô”, destacou o governador.

A previsão é de que os prédios deteriorados comecem a ser derrubados no início do próximo ano. As obras da Linha 4, que terá 12,8 quilômetros e 11 estações de Metrô, já começaram e contam com oito frentes de trabalho. O investimento total da obra, que contará com recursos do Banco Mundial (Bird), Japan Bank, Governo do Estado e iniciativa privada (na área de material rodante), está estimado em US$ 1,4 bilhão, o equivalente hoje a cerca de R$ 4 bilhões.

Cíntia Cury