Reforma em três edifícios do Hospital das Clínicas amplia leitos e serviços

Instituto da Criança, Instituto de Ortopedia e Traumatologia e residência médica foram os setores beneficiados

ter, 06/11/2001 - 15h07 | Do Portal do Governo

Reformas em três edifícios do Complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo ampliaram serviços e leitos. As obras também vão proporcionar mais conforto para os pacientes, acompanhantes e profissionais da área da saúde. A remodelação atingiu os Institutos da Criança e de Ortopedia e Traumatologia e o edifício destinado a moradia dos médicos-residentes. Durante a cerimônia de entrega das obras, o governador Geraldo Alckmin destacou que a qualidade é a marca do Hospital das Clínicas. ‘Nós paulistas temos muitos orgulhos, mas poucos orgulhos com tanto direito quanto nos orgulhamos do Hospital das Clínicas’, disse. Alckmin também ressaltou que o dinheiro investido nas obras, quase R$ 22 milhões, retorna à sociedade em forma de ensino, pesquisa e atendimento.

Instituto da Criança amplia leitos e serviços

As obras entregues nesta terça-feira foram iniciadas em 1994, paralisadas em seguida e retomadas em 1998. Foi a segunda intervenção que o Instituto da Criança (IC) sofreu desde que foi implantado, em 1976. ‘O Instituto da Criança nasceu em cima de um projeto antigo de um prédio que tinha sido iniciado para ser um hospital de tuberculose’, conta o diretor executivo do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da USP, Paulo Roberto Pereira.

No início, o IC atendia indiscriminadamente, desde crianças com patologias mais simples até as mais complexas. O hospital foi se aprimorando e as remodelações tornaram-se necessárias. A primeira aconteceu em 1984 e a segunda começou em 1994, época em que o instituto já atendia 17 especialidades.
O prédio do Pronto Socorro foi reformado e modernizado. O Instituto da Criança ampliou a capacidade de internação em 50%. O número de leitos subiu de 120 para 180. Novos serviços também foram implantados, como a hemodiálise. O objetivo das reformas, segundo Pereira, foi a humanização do atendimento. Assim, além do aumento do número de leitos e de serviços, o edifício passou a incorporar modernos conceitos de arquitetura hospitalar, tornando-se mais próximo de um hotel, com programação visual que proporciona sensação de relaxamento, boa iluminação natural e ambientes adequados para repouso.

Instituto de Ortopedia e Traumatologia terá capacidade para 900 cirurgias/mês

Outro edifício do Complexo do Hospital das Clínicas que passou por reformas foi o Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT). Com dez andares e um anexo de três pisos, o IOT implantou mais quatro salas no Centro Cirúrgico, ampliando a capacidade de 500 para 900 cirurgias por mês. Nos próximos três meses, a meta é chegar a mil cirurgias mensais. A capacidade de internação também aumentou de 380 para 700 mensais.
As enfermarias, que abrigam 212 leitos, passaram por remodelações e, atualmente, cada enfermaria tem três leitos e um banheiro, aumentando o conforto dos pacientes.

O edifício da moradia para os médicos-residentes do Hospital das Clínicas, com capacidade para 254 usuários, também passou por reformas. E a área de Nutrição e Dietética foi reequipada para preparar até 800 refeições por dia.

Melhoria na infra-estrutura também foi o motivo da reforma no edifício destinado à moradia dos médicos-residentes. Com sete andares, o prédio tem 18 apartamentos, duas salas de estudo para uso comum e uma copa por andar, o suficiente para receber 254 moradores.
As instalações ficaram mais adequadas à destinação do edifício, que também conta com central de água quente, lavanderia, biblioteca, cabine com telefone público, entre outras áreas.

Para o secretário estadual da Saúde, José da Silva Guedes, cuidar do Hospital das Clínicas significa melhorar o atendimento da rede de saúde na Região Metropolitana de São Paulo.

Cíntia Cury