Rede Social São Paulo: Comitê Executivo reúne-se para definir diretrizes no Estado

Reunião foi coordenada pela secretária Maria Helena Guimarães de Castro

qua, 30/07/2003 - 18h05 | Do Portal do Governo

O Comitê Executivo da Rede Social São Paulo realizou sua primeira reunião nesta quarta-feira, dia 30, na Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social – Seads.

A reunião foi coordenada pela secretária Maria Helena Guimarães de Castro e contou com a participação de 43 representantes do governo e da iniciativa privada, entre eles Cláudia Costin, secretária de Estado da Cultura, Tomas Zinner (Instituto Unibanco), Alencar Burti (Sebrae), Joel Stuque (Instituto Criança Cidadã), Rubens Naves (Fundação Abrinq), Lívio Giosa (Instituto ADVB de Responsabilidade Social) e Carlos Faccina (Fundação Nestlé).

Um grupo de trabalho ficou encarregado de estudar o documento que está sendo produzido por técnicos da Seads, com base nos diagnósticos e indicadores sociais existentes, como o IDH, linha de pobreza, vulnerabilidade social, violência e áreas de risco. Na próxima reunião do Comitê, marcada para o dia 13 de agosto, serão definidas as áreas de foco existentes na Região Metropolitana e Interior, prioritárias para o desenvolvimento de ações da Rede Social São Paulo.

Fazem parte do grupo de trabalho representantes do Instituto Criança Cidadã, Instituto Cidadania Empresarial, Instituto Criança é Vida, Instituto Unibanco, Instituto Carmargo Corrêa, Instituto ADVB de Responsabilidade Social, Fundação Volkswagen, Fundação Itaú Social, Fundação Victor Civita e Capacitação Solidária. O governo do Estado está representado pelas secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, Justiça e Cidadania, Juventude, Esporte e Lazer e Educação.

A Rede Social São Paulo é uma rede de proteção social que articula os programas e projetos governamentais e da iniciativa privada. Ela visa proporcionar maior eficiência das políticas sociais, integrando, em esforço comum, todas as iniciativas dos governos federal, estadual e dos municípios paulistas, terceiro setor, institutos e fundações empresariais e universidades.

O combate à exclusão social será feito a partir de uma abordagem territorial. As ações serão concentradas, prioritariamente, no combate à pobreza e na atenção integral às crianças, adolescentes e jovens, inicialmente nos 50 municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Da Assessoria de Imprensa da Seads

M.J.