Rede de distribuição de Gás Natural chega ao município de Araraquara em maio

Fonte de energia limpa e com custo menor, o Gás Natural vem despertando o interesse das indústrias paulistas

sex, 13/02/2004 - 17h28 | Do Portal do Governo

Fonte de energia limpa e com custo menor do que os demais combustíveis, o Gás Natural vem despertando o interesse das indústrias paulistas

A rede de distribuição de Gás Natural chegará ao município de Araraquara em maio deste ano. Atualmente, a rede conta com 1.400 quilômetros em operação no Estado de São Paulo, mas até dezembro o número deverá crescer bastante, com as cidades de Araraquara, Matão, Luis Antônio, Ribeirão Preto e Sertãozinho passando a receber o produto.

Fonte de energia limpa e com custo menor do que os demais combustíveis, o Gás Natural vem despertando o interesse das indústrias paulistas. Na última edição do Fórum São Paulo: Governo Presente, realizada no município de Araraquara, o governador Geraldo Alckmin autorizou a desapropriação de uma área próxima ao município necessária para a passagem das tubulações de gás. A autorização foi fruto de um decreto publicado recentemente no Diário Oficial do Estado. Ainda na Região Central do Estado, os municípios de São Carlos, Descalvado e Porto Ferreira já contam com Gás Natural.

O secretário de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, Mauro Arce, informou que até maio as empresas de Araraquara estarão recebendo o gás e que no mês de setembro a rede chegará à cidade de Matão. “Ainda neste ano, também será concluído o ramal que liga Luis Antônio, Ribeirão Preto e Sertãozinho”, disse. De acordo com ele, a previsão de entrega dessas obras é para o mês de junho. No ano que vem, o objetivo é levar a rede até o município de Bebedouro.

O Gás Natural distribuído no Estado de São Paulo vem da Bolívia. Arce lembrou que recentemente foi descoberta uma nova jazida do produto na Bacia de Santos. Com o produto brasileiro e mais próximo para a distribuição, o secretário acredita que será possível reduzir o preço e, consequentemente, aumentar o consumo. “O Gás já é mais barato do que o GLP e poderá ficar ainda mais. Além disso, permite uma produção de melhor qualidade porque tem uma combustão mais uniforme”, explicou.

Além das indústrias, o secretário destacou o aumento do interesse pelo Gás Natural como combustível de veículos. “Já temos mais de 300 postos instalados no Estado e ainda neste mês vamos inaugurar o primeiro posto na Baixada Santista. O Gás Natural substitui muito bem o diesel, com muito menos poluição”, observou.

Três empresas concessionárias fazem a distribuição do Gás Natural em São Paulo: a Comgas que atua na Região Metroplitana, Vale do Paraíba e no eixo da Rodovia Anhangüera até Limeira; a Gás Brasiliano, que atende a Região Oeste do Estado até o Rio Paraná; e a Gás Natural, que atende a região de Sorocaba e o Vale do Ribeira.

Rogério Vaquero