Recursos Hídricos: São Paulo tem índices de atendimento de primeiro mundo

Projeto Tietê trabalha no sistema de coleta de esgoto

ter, 11/05/2004 - 16h35 | Do Portal do Governo

O Projeto Tietê, maior programa de saneamento do Brasil, fez com que o município de São Paulo atingisse índices de saneamento equivalentes aos de países europeus.

A coleta de esgoto na capital é semelhante à de países como Itália (80%) e Espanha (80%). Quanto ao tratamento do esgoto coletado, São Paulo está a frente da Espanha, que atende 59% da população.

Para coletar e tratar os resíduos produzidos na cidade, a Sabesp implantou o Sistema Integrado de Esgotamento Sanitário na Região Metropolitana de São Paulo. Através das tubulações que passam por toda a Região, o esgoto é encaminha as Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs) e a Sabesp consegue atender 32 dos 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo.

Em oito anos, desde o início das obras do Projeto Tietê, a Sabesp ampliou significativamente os índices de coleta e tratamento de esgoto na Região Metropolitana de São Paulo.

O sistema de coleta de esgoto aumentou de 70% para 80% e o de tratamento de 24% para 62%. Com isso, a Sabesp evitou que 550 milhões de litros de esgotos fossem despejados por dia no rio Tietê. Esses números são suficientes para transformar o Projeto Tietê no maior programa de saneamento da história do País.

Mas as melhorias não param por aí. Até 2005, a Sabesp aumentará ainda mais esses índices. A coleta de esgoto deve atingir 84% da população da Região Metropolitana de São Paulo.

Da Assessoria de Imprensa da Sabesp/L.S.