Recursos hídricos: Sabesp restaura primeira caixa d’água de São Paulo

Reservatório completa, nesta quinta-feira, 124 anos de existência em plena operação

qua, 28/09/2005 - 12h05 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, dia 29, a Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento do Governo do Estado de São Paulo, irá comemorar o aniversário do reservatório de água mais antigo da cidade de São Paulo – 124 anos de existência e em plena operação.

Na ocasião, será anunciado o início dos trabalhos de restauro do prédio e muros que datam do século XIX, uma iniciativa da parceria firmada entre a Sabesp e a Fundação de Energia e Saneamento para o Projeto Memória Sabesp que prevê, entre outras, ações de recuperação do acervo histórico ligado aos processos de saneamento em todo o Estado.

Durante o evento, a Sabesp irá também lançar a exposição ‘Reservatórios de Saúde’, com painéis que trazem a história e importância dos reservatórios de água para todo o sistema de abastecimento do Estado de São Paulo, com ênfase para o da Consolação, seja por seu valor histórico, seja pelo operacional.

Após o lançamento, a exposição poderá ser vista nas diversas instituições abastecidas por aquele reservatório em uma
programação itinerante.

Aproveitando o momento, a Sabesp também anuncia o lançamento da página ‘Memória Sabesp’, que fará parte do site www.sabesp.com.br e do Portal Sabesp, com informações, documentos e imagens históricas sobre a evolução do saneamento básico no Estado de São Paulo, se tornando uma importante fonte de pesquisa e resgate dos valores desse importante serviço.

O evento vai acontecer no Reservatório da Consolação, à Rua Dona Antonia de Queiroz, 218, a partir da 9h30 do dia 29 de setembro.

Um pouco da história

Em meados do século XIX, a população da cidade de São Paulo – quase 20 mil habitantes – servia-se de água vendida a domicílio ou de bicas e chafarizes, como o do Piques ou no Largo da Memória. O fornecimento de água à população paulistana era deficiente, precário mesmo e se agravava à medida que a cidade crescia.

Foi então que em 1877 surge, com o objetivo de prestar os serviços de esgotos e água da Capital, a Companhia Cantareira de Esgotos, que em 27 de setembro de 1877 lança a pedra fundamental – com a presença de D. Pedro II – do primeiro reservatório de água da cidade, na Rua da Consolação, número 159.

Quatro anos depois, também no mês setembro, o reservatório da Consolação começa a funcionar, com as águas que chegavam da Serra da Cantareira.

Hoje, o Reservatório da Consolação atende a uma população de cerca de 216 mil pessoas, das regiões de Vila Buarque, Santa Efigênia, Campos Elíseos, Luz, Praça da República, Teatro Municipal, Praça Alfredo Issa e Largo São Bento, ainda preservando características arquitetônicas originais.

Assessoria de Imprensa da Sabesp