Recursos Hídricos: Sabesp reformula agência virtual

Nova área de serviços é ampliar e recebe aprovação da população

ter, 02/08/2005 - 20h10 | Do Portal do Governo

Desde 1º de agosto, está disponível a nova Agência Virtual Sabesp, área do sítio da Empresa (www.sabesp.com.br) responsável pelos serviços de água e esgotos para 25 milhões de pessoas em 368 municípios do Estado.

Mais que uma reformulação visual, a Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento do Governo do Estado de São Paulo, reorganizou a apresentação dos serviços oferecidos e diminuiu o tempo de resposta para qualquer tipo de solicitação, melhorando a performance do atendimento virtual. Com estas alterações, os usuários têm um retorno mais rápido e podem acompanhar o andamento do processo através de um protocolo emitido após a conclusão do pedido.

O trabalho, executado pela equipe interna da Sabesp, foi totalmente validado antes de ser publicado. Durante o mês de junho, a nova Agência Virtual passou pelos testes de usabilidade do Laboratório de Interação Homem Computador do E-Poupatempo e avaliações do público interno. A pesquisa apontou que tanto o sítio como os serviços foram bem aceito pela população e seguiu as normas estabelecidas pelo Governo do Estado de São Paulo para prestação dos serviços públicos.

Atualmente, é possível solicitar segunda via de conta, comunicar falta de água ou vazamento de esgotos, solicitar ligação de água ou troca do hidrômetro, pedir consertos de buracos ou mudança da ligação de água ou esgoto. Para a sua utilização, é preciso possuir uma conta de água do imóvel, na qual consta a chave de acesso aos serviços, ou seja, o RGI (identificação do imóvel para a Sabesp).

O próximo passo será expandir os serviços fornecidos e conquista a universalização do atendimento através da Internet até o final de 2007.