Recursos Hídricos: Sabesp realiza serviços no sistema Rio Claro

Será nesta quarta-feira, dia 1º

ter, 30/11/2004 - 17h11 | Do Portal do Governo

A Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento do Governo do Estado de São Paulo, informa que nesta quarta-feira, dia 1º, serão realizados serviços de inspeção e manutenção na adutora Rio Claro. Ao todo serão inspecionados e reparados mais de 12 km de adutora, cuja extensão total é de aproximadamente 78 km.

O Sistema Rio Claro abastece o extremo leste da Capital, reservatórios Mombaça Zona Alta (Jd. São Pedro), Mombaça Zona Baixa (Jd. da Conquista), Terceira Divisão, Sapopemba Zona Média (São Mateus), além do município de Ribeirão Pires (reservatórios Jardim Pastoril e Ouro Fino), e parte das cidades de Santo André (reservatórios Camilópolis, Curuçá e Parque Erasmo) e Mauá (reservatórios Vila Magine e Vila Zaíra).

Ao todo cerca de 1,2 milhão de pessoas são atendidas por esse Sistema. Os trabalhos são complexos devido a localização da adutora em sua maior parte em trechos de difícil acesso. Outra particularidade do Sistema Rio Claro é o local onde foi construída a Estação de Tratamento, no município de Biritiba Mirim. Por estar distante dos locais de abastecimento a falta de água será percebida pela população em diferentes horários (veja quadro a seguir).

Preocupação com o cliente

A Sabesp, preocupada em minimizar ao máximo os transtornos aos clientes, planejou algumas estratégias para que não seja necessário interromper o abastecimento para toda a população atendida pelo Sistema Rio Claro. Através da flexibilidade do Sistema Integrado da Região Metropolitana de São Paulo, será possível transferir cerca de 1.800 litros de água por segundo dos Sistemas Alto Tietê, Cantareira e Guarapiranga, minimizando a falta de água nas regiões de Sapopemba e São Mateus.

Economizar água, sempre

Durante o período de manutenção, a Sabesp pede a toda a população que economize água, utilizando racionalmente a água armazenada nas caixas residenciais e evitando desperdícios.

A recuperação do abastecimento ocorrerá de forma gradual, os bairros localizados em pontos mais altos e distantes dos reservatórios poderão ter o fornecimento de água restabelecido de forma mais lenta.

Os casos de emergência serão atendidos pelo telefone 195, que funciona ininterruptamente, durante 24 horas. A ligação é gratuita.