Recursos Hídricos: Sabesp realiza serviços em Embu

Será nesta terça-feira, dia 9

seg, 08/11/2004 - 15h02 | Do Portal do Governo

A Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento do Governo do Estado de São Paulo, informa que nesta terça-feira, dia 9, entre 5h e 24h, serão instalados equipamentos que permitirão um maior controle da operação nas adutoras do setor Embu R1 – Centro.

A instalação desses equipamentos faz parte de um conjunto de ações e obras desenvolvidas pela Sabesp para aumentar a flexibilidade entre os Sistemas Produtores de Água da Região Metropolitana de São Paulo, neste caso, os Sistemas Guarapiranga e Alto Cotia. São, entre outros equipamentos, válvulas que permitirão ampliar a transferência de água do Sistema Guarapiranga para o Sistema Alto Cotia reduzindo riscos de racionamento.

Desde 2000, a Sabesp investe na região passando bairros antes atendidos pelo Sistema Alto Cotia para o Guarapiranga. Com isso, o abastecimento dos municípios de Embu, Embu Guaçu, Cotia, Itapecerica da Serra e Vargem Grande melhorou.

Integração entre os sistemas

A Sabesp está realizando diversas obras para ampliar a transferência de água do Sistema Guarapiranga para o Sistema Alto Cotia.

Esses investimentos permitirão, se houver necessidade, reduzir a produção do Alto Cotia.

Merecem destaque a construção da nova estação elevatória para Jardim Arpoador, Taboão da Serra, Granja Viana e Embu e a substituição de mais de 6 quilômetros da Adutora de Cotia.

Essas obras estão em andamento com previsão de conclusão para o início de 2005.

Economizar água, sempre

Durante o período de manutenção, a Sabesp pede a toda a população que economize água, utilizando racionalmente a água armazenada nas caixas residenciais e evitando desperdícios.

A recuperação do abastecimento ocorrerá de forma gradual, logo após o término das atividades de manutenção. Os bairros localizados em pontos mais altos e distantes dos reservatórios poderão ter o fornecimento de água restabelecido de forma mais lenta.

Os casos de emergência serão atendidos pelo telefone 195, que funciona ininterruptamente, durante 24 horas. A ligação é gratuita.

Regiões onde o fornecimento de água será interrompido devido aos serviços no Embu R1:

– Jardim Santa Luzia, Jd. Sílvia, V. Carmen, Centro, Pq. Pinheiro, Jd. Marajoara, Chácara Recanto da Fonte, V. Bonfim, Embuema, Bosque do Embu, V. do Sol, Chácara Uirapuru, Itatuba, Itatiaia, Jd. Maria Auxiliadora, Jd. Mascarenhas, Engenho Velho, Jd. Pinheirinho, Jd. Sta. Clara, Ísis Cristina, Chác. Maria Alice, Greenvale e Sete de Abril, Itapecerica da Serra, Embu Guaçu e Granja Viana.