Recursos Hídricos: Sabesp realiza monitoramento diário do nível dos mananciais

Isto ocorre para que haja um rigoroso acompanhamento e um balanço entre consumo, índices pluviométricos e capacidade de produção dos sistemas

qui, 24/06/2004 - 22h44 | Do Portal do Governo

Diariamente, a Sabesp faz a medição dos níveis de suas represas. Isto ocorre para que haja um rigoroso acompanhamento e um balanço entre consumo, índices pluviométricos e capacidade de produção dos sistemas.

Para se ter uma idéia da complexidade do trabalho desenvolvido, pode ser citado o maior sistema de abastecimento de água de São Paulo, o sistema Cantareira, que é responsável pelo abastecimento de nove milhões de pessoas da Região Metropolitana.

O Cantareira é formado por um conjunto de seis represas (Jaguari, Jacareí, Cachoeira, Atibainha, Paiva Castro e Águas Claras), uma unidade de bombeamento, uma estação de tratamento de água e um complexo sistema de reservação e distribuição, interligados por túneis e canais. Durante o processo de captação e armazenamento da água, é necessário manter os rios e garantir, também, o abastecimento às cidades localizadas em frente às represas, ou seja, cerca de 4 milhões de pessoas.

As represas têm a função de armazenar água no período de chuvas (outubro a março) para, posteriormente, ser aproveitada nos períodos de seca (abril a setembro). Além de abastecer a cidade com água tratada, as represas evitam, muitas vezes, que ocorram enchentes, ainda, piores das ocorridas ultimamente. Por este motivo, é necessária uma operação sistemática a fim de que não haja uma reservação em excesso ou escassa.

A Sabesp realiza o monitoramento diário em mais de 40 postos, onde é observada a quantidade de chuva e de água dos rios que chegam às represas, como também, em outros pontos de monitoramento de qualidade desta água. Por exemplo, quando chove em excesso tem de ser feita uma análise criteriosa nos pontos monitorados para decidir se há ou não a necessidade de maior liberação de água entre as represas e os rios. Os técnicos da Empresa realizam as leituras dos níveis das represas registradas nas réguas e, então, consultam uma tabela que apresenta a medida correspondente e seu respectivo volume. Este trabalho é realizado quatro vezes ao dia.

Assim, o monitoramento diário é a forma encontrada pela Sabesp para não prejudicar o ecossistema, garantindo o fornecimento de água com qualidade à população, com consciência sobre a importância em manter o equilíbrio e a harmonia entre as necessidades do homem e da natureza.

Da Assessoria de Imprensa da Sabesp